Nesta segunda-feira (15), comemora-se o Dia do Serviço Social, data dedicada à celebração do serviço e a importância dos assistentes sociais. O Recivil é uma entidade preocupada em definir e integrar as políticas de inclusão às demais políticas e estratégias organizacionais, diante disso, ressaltamos a importância deste profissional no nosso quadro de funcionários.
A relevância do assistente social no registro civil não pode ser subestimada. Em 2022, o departamento de projetos sociais do Recivil, sob a liderança da assistente social Leila Xavier, realizou 54 ações sociais em 51 municípios do estado de Minas Gerais, beneficiando 3.618 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Entre as ações realizadas, destacam-se o Cejusc Itinerante, a Rede Cidadania/TJMG, a Ação de Empreendedorismo e Cidadania/SESC, o VI Dia dos Pobres/Defensoria Pública Estadual, o Lar dos Idosos, o Instituto de Apoio e Orientação às Pessoas em Situação de Rua – INAPER, a Pastoral de Rua e a participação no Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação.
O objetivo dessas ações é facilitar o acesso à gratuidade da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de auxiliar os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais na execução da ação, articulando com os órgãos municipais, estaduais, federais e instituições privadas. O resultado dessas ações manifesta uma mudança positiva na sociedade.
O setor de projetos sociais do Recivil também utiliza o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH para direcionar a execução de projetos. O foco é no crescimento pessoal e social dos indivíduos de comunidades em vulnerabilidade social, no estado de Minas Gerais. Essa abordagem holística permite que o departamento de projetos sociais do Recivil contribua significativamente para a promoção da cidadania e a redução das desigualdades sociais.
Leila Xavier, a assistente social responsável pelo departamento de projetos sociais do Recivil, desempenha um papel fundamental nesse processo. Sua liderança, planejamento, mobilização, fortalecimento e organização de ações são fundamentais para garantir que esses projetos alcancem os resultados desejados. A assistente social é, portanto, uma peça fundamental para garantir o acesso ao registro civil e, por consequência, a uma série de outros direitos civis e sociais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil