Barbie: na cultura pop e nos Cartórios de Registro Civil de MG

Criada em 1958 por Ruth Handler, cofundadora da empresa Mattel, a Barbie é uma das bonecas mais famosas e icônicas do mundo. As menções ao brinquedo voltaram a ficar em alta nas redes sociais com a aproximação do lançamento do filme “Barbie”, estrelado pela atriz Margot Robbie, que estreia no próximo dia 20 de julho. Se nos cinemas a boneca virá ao mundo real, já na década de 80 duas Barbies já foram registradas em Minas Gerais.

Cique aqui para ver o trailer

O nome “Barbie” ultrapassou a marca de 13 milhões de hashtags no Instagram e, segundo o Google Trends, o filme é o mais buscado pelos brasileiros na internet. Esse sucesso pode ser explicado pela ousadia na criação do brinquedo, inspirado em uma boneca alemã chamada Bild Lilli, que era uma figura adulta com roupas da moda à época dos anos 50 e 60.

Ruth Handler percebeu que as filhas dela, Barbara e Kenneth, brincavam com bonecas bebês e se imaginavam na vida adulta. A partir de então, surgiu a ideia de criar um brinquedo que representasse uma mulher jovem e independente, fonte de inspiração para as meninas, como foi detalhado na série da Netflix “The Toys that Made Us”, “Os Brinquedos que Marcaram Época” em português.

Já na vida, os Cartórios de Registro Civil de Minas Gerais documentaram o nascimento de duas Barbies, uma em Belo Horizonte e outra em Poços de Caldas. À frente do 2º Registro Civil das Pessoas Naturais da capital mineira, a registradora Maria Cândida Baptista Faggioni destaca que ainda hoje é possível registrar meninas com o nome da boneca “O critério é pessoal, de cada Oficial. Porém, não acredito que “Barbie”, apesar de poder ser considerado um diminutivo de “Barbara”, possa trazer constrangimento a qualquer pessoa. Se aparecerem mais pessoas querendo este nome, eu registraria sem qualquer indagação”, destaca.

Radegonda Carpegeani Gavião, oficiala do Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais em Poços de Caldas, se orgulha de ter registrado em seu cartório um nome que marcou gerações. “Vejo com satisfação esse registro, já que temos que estar em compasso com a modernidade e logicamente o prenome vem evoluindo com passar dos anos, o que dá origem a novos nomes”. Moura completa alertando que a origem do prenome Barbie é inglesa, “e devemos nesse caso respeitar a grafia de origem, ou seja, não podemos modificá-la, acrescentar acentos etc”.

As duas registradoras aconselham os responsáveis por um recém-nascido a sempre refletirem sobre a escolha do nome que darão à criança. “Pensem nas consequências para a criança de um nome incomum. Como não há no Brasil uma lista de nomes proibidos, mas sim de expressões que denigrem o indivíduo, e o critério é de cada oficial. Se não houver consenso entre o oficial e os responsáveis, o nome é submetido ao juiz de Direito”, informou Maria Cândida.

Assim como Baptista, Moura alerta que a escolha de um nome incomum pode vir a gerar constrangimentos. “Meu conselho aos pais no ato do registro de nascimento é que verifiquem a correta ortografia e pensem muito bem no prenome que irão adotar para os filhos, evitando assim, que num futuro próximo o mesmo não seja colocado em modo vexatório perante a sociedade”, enfatizou Radegonda.

O nome da boneca também ganhou o mundo por meio da atriz e modelo, com raízes mineiras, Barbie Ferreira, registrada como Barbara Linhares Ferreira, que nasceu em 14 de dezembro de 1996, em Nova York, nos Estados Unidos. A artista ganhou destaque ao interpretar a personagem Kat Hernandez na série da HBO intitulada “Euphoria”, lançada em 2019

Antes de atuar, Ferreira foi modelo plus-size, em campanhas publicitárias e editoriais de moda, se tornando inspiração para jovens ao promover a aceitação do corpo e a diversidade na indústria da moda. A atriz ainda é conhecida por sua personalidade autêntica e como ícone feminista.

Barbie Ferreira, atriz e modelo

Barbie Core

O brinquedo da Mattel também deu origem a estética Barbie Core, que foi notícia na Forbes recentemente. Na moda, esse conceito é marcado por tons de rosa, cores pastel, brilhos, glitter, babados e elementos considerados exageradamente femininos.

O Barbie Core também está presente em decorações de interiores, com elementos rosados. Em alguns casos, a paixão pelo estilo é levada ao pé da letra, como no caso da influenciadora brasileira Bruna Carolina Peres, que viralizou em 2021 por ter uma casa de boneca em tamanho real

Veja a casa da influencer!

Além de estar presente na moda e na decoração, diversas referências à Barbie aparecem em músicas.

Ouça abaixo algumas menções musicais que levam referências da cantora.