Caravana da Assistência Social realiza mais uma etapa de sucesso

A Décima Quarta Etapa da Caravana da Assistência Social foi realizada nos dias 27, 29 e 31 de outubro, nas cidades de Januária, Chapada Gaúcha e Formoso, região norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria entre o Recivil e a Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), que tem o objetivo de possibilitar o acesso de várias famílias à documentação básica, como registro de nascimento, além do possível ingresso no Programa Bolsa Família.

Em Januária, a ação aconteceu no Sesc em um grande evento realizado com o apoio do Rotary, e ofereceu à população da região diversos serviços gratuitos, como as segundas vias das certidões, registro de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, título de eleitor, atendimento médico e odontológico, consulta jurídica, entre outros, como o casamento comunitário, que oficializou a união de 32 casais.

 

                                                 

                                                           Trinta e dois casais compareceram no SESC em Januária para participar do casamento comunitário

 

Segundo a Polícia Militar, que esteve presente no evento, mais de 5 mil pessoas compareceram no Sesc durante todo o dia. O evento contou também com enorme participação da Oficiala do Cartório de Registro Civil do município, Ignez Consuelo Generoso Lisboa e Alves, que agradeceu o Recivil pelo evento. “Um sonho quando é conjunto se torna realidade”, afirmou.

 

                                                              

                                         Oficiala Ignez Consuelo Generoso Lisboa e Alves participou da ação junto com a Caravana da Assistência Social

 

Durante o casamento, a juíza de paz, Norma Celina Generoso Lisboa e Alves, falou para os casais presentes. “Hoje vocês estão dando um novo passo nas suas vidas. Vocês hoje também terão o amparo da lei. Sobre esse amparo vocês vão criar os seus filhos, vão dar a eles uma família, reconhecida sobre os laços jurídicos. O casamento não é apenas um ato jurídico simples, é um ato que encobre respeito, amor, paciência, fé e esperança. E é com imenso orgulho que o Recivil e o cartório de Registro Civil Mário José Lisboa estão presentes aqui nesta solenidade. Em nome da lei eu vos declaro marido e mulher”, disse.

 

A coordenadora de Projetos Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte, também participou da cerimônia. “Eu quero dizer a todos os presentes que é no cartório de Registro Civil que a pessoa nasce para o mundo, que a pessoa se torna cidadã e reconhecida pelo Estado Nacional. Em nome do Recivil, do presidente Paulo Risso, de todos os Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais e do Brasil, da juíza de paz e de todas as autoridades aqui presentes, do Rotary e dos pastores, quero dar os parabéns a vocês e desejar muitas felicidades”, afirmou Maria Cecília.

 

Segunda visita

 

No dia 29, a equipe do Recivil esteve na cidade de Chapada Gaúcha, na Comunidade Santo Agostinho realizando os atendimentos. Um dos casos de registro tardio ocorridos no município foi o de Seu Diolino, de 67 anos, que procurou a Caravana para conseguir o tão sonhado registro. Ele agora está feliz com a oportunidade de obter seus documentos, e falou sobre as dificuldades encontradas no dia-a-dia. “A gente enfrenta muitas dificuldades. Nem poder viajar para a cidade grande a gente pode”, explicou.

 

Outros dois casos de pessoas que ainda não são registradas foram encontrados no município. Um deles foi o do Sr. Hugri da Rocha, de 72 anos que foi acompanhado do sobrinho para dar entrada nos papéis. “Eu queria aposentar. Ser aposentado é bom demais”, falou. O outro caso foi o de Dona Vani, que compareceu ao local onde estavam sendo feitos os atendimentos para registrar seu filho de 26 anos. “Espero que com o registro ele consiga um emprego melhor para poder me ajudar”, disse.

 

 

                                               

                                                                       Sr. Hugri (esq.) espera se aposentar com a obtenção do registro de nascimento tardio

 

Para o Oficial do Cartório de Registro Civil do município, Eloe Luiz Gabriel, o evento contribuiu para ampliar a cidadania do povo de Chapada Gaúcha. “Temos também a contribuição do Fórum da comarca de Arinos, que foi solicitado e atendeu prontamente para que fosse mandado um representante para nos auxiliar nos processos desse evento. A gente também agradece ao Recivil por ter atendido o nosso município”, afirmou.

                                                 

 Oficial do Cartório de Registro Civil de Chapada Gaúcha, Eloe Luiz Gabriel, ao lado da coordenadora de Projetos Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte.

 

 

O prefeito José Raimundo Ribeiro também esteve pessoalmente acompanhando os atendimentos. “Para nós é uma satisfação muito grande estar recebendo a Caravana da Assistência Social. Queremos agradecer o Recivil, a Sedese e a Secretaria de Ação Social do Município e os cartórios da região”.

 

Certidões e registros tardios

 

No município de Formoso, a Caravana da Assistência Social atendeu os interessados em obter diversos documentos gratuitos no Ranchão do Povo, no dia 31 de outubro e emitiu mais de 300 pedidos de segundas vias de certidões. A procura pelo registro de nascimento tardio também ocorreu no município. João Ferreira da Silva, de 38 anos, saiu de casa às 7 horas da manhã para procurar orientação quanto ao procedimento necessário para obtenção do registro. O prefeito Luiz Carlos da Silva, mais conhecido como Luizinho, falou sobre a falta da documentação dos formosenses. “A maioria dos cidadãos de Formoso não dispõem de documentos, como a certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho. E estamos trabalhando sempre defendendo os direitos de cidadania do povo de Formoso”.

 

O prefeito ainda falou sobre o evento promovido pelo Recivil. “A gente quer agradecer a parceria e a presença do Recivil. Hoje vocês estão aqui, nesse dia importante para a gente, realizando um evento que teve uma repercussão muito grande, que veio para somar, trazendo essa prestação de serviço à sociedade”, disse.

 

O Oficial do Cartório de Registro Civil, Marcos Divino Ribeiro, também trabalhou junto com a Caravana, e falou sobre a ação promovida. “Quero parabenizar o Recivil, sua equipe e o presidente Paulo Risso, pelo brilhante trabalho que vem realizando. A população se sente muito satisfeita, porque a gente sabe que a população é carente e precisa dos documentos”, afirmou.

 

 

                                                 

                                                                     Oficial Marcos Divino Ribeiro parabenizou o Recivil pelo trabalhando que vem desenvolvendo

 

 

Também esteve presente na ação em Formoso, a gestora do Programa Bolsa Família, Gessimere Vaz. “A gente realmente estava precisando desse grande evento de documentação, porque várias famílias não poderiam ser beneficiadas com as casas populares, por exemplo, pelo fato de não ter a documentação correta”, explicou.

 

O Recivil aproveita a oportunidade para agradecer a todos que participaram e colaboraram na realização dos eventos.

 

Confira o número de documentos e atendimentos realizados durante os três dias de ação:

 

 

     

 

JANUÁRIA

CHAPADA GAÚCHA

FORMOSO

TOTAL

2ª VIA DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO

300

150

302

752

2ª VIA DE CERTIDÃO DE CASAMENTO

31

01

24

56

2ª VIA DE CERTIDÃO DE ÓBITO

02

01

03

06

ÓBITO EXTEMPORÂNEO

02

0

0

02

CASAMENTO (CASAIS)

32

0

0

32

REGISTRO TARDIO

04

07

1

12

CARTEIRA DE IDENTIDADE

464

330

258

1052

CARTEIRA DE TRABALHO

159

148

85

392

TÍTULO DE ELEITOR

72

48

0

120

ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS

231

0

83

314

ATENDIMENTO MÉDICO, GLICEMIA, PRESSÃO ARTERIAL

702

0

0

702

FOTOS

1353

1395

390

3138

CPF

541

230