Cartório realiza 21 retificações durante projeto social no norte de Minas

(Norte de Minas) – Aconteceu entre os dias 26 e 28 de maio mutirões de documentação nos municípios de Curral de Dentro, Santa Cruz de Salinas e Rubelita. A parceria entre Recivil e o Ministério Público Itinerante teve o apoio dos cartórios de registro civil das cidades durante os eventos.

 

Na cidade de Santa Cruz de Salinas, a oficiala Vanilda Batista de Oliveira Souza, juntamente com os promotores presentes ao evento, conseguiram realizar a correção da certidão de João Pereira dos Santos. “Desde 1975 a data do meu nascimento estava errada na certidão de casamento”, declarou.

 

João Pereira dos Santos recebeu da oficiala Vanilda Batista de Oliveira Souza sua certidão retificada

 

Na cidade de Rubelita, um grande número de retificações chamou a atenção da oficiala Geovana Neiva Lopes Prates, que colocou a serventia à disposição para dar andamento aos pedidos.

 

De acordo com a oficiala, os erros constatados são variados como divergência no nome dos pais ou avós, sobrenome escrito de forma incorreta, erro no gênero (sexo). “Antes a falta da data de lavratura do registro também acontecia, agora esse fator impede a emissão de certidão, visto que este item faz parte da matrícula”, acrescentou a oficiala.

 

Em Rubelita, a oficiala Geovana Neiva Lopes Prates (ao centro) e sua equipe atenderam 21 pedidos de retificação durante o evento

 

Ainda de acordo com Geovana, o procedimento de retificação é feito com frequência na região, no entanto, a presença dos promotores agilizou o processo. “Apenas no dia do mutirão foram autorizadas 21 retificações de uma única vez. Normalmente, fazemos cerca de duas a cinco retificações por mês”, concluiu a oficiala que apoia a iniciativa, pois a região é muito carente, tanto de informação quanto de recursos financeiros, para solucionar esses problemas.

 

 

O atendimento nas três cidades possibilitou a emissão de 459 pedidos de serviços referentes à certidão. Outros serviços oferecidos à população no local foram a emissão de carteira de identidade, aferição de pressão arterial, exame de glicemia, palestras e esclarecimentos sobre o combate a doenças.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil