Uma iniciativa promovida pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), o Casamento Comunitário de Belo Horizonte teve sua 14ª edição realizada nesta terça-feira (23.05) e contou com a presença de 225 casais inscritos. A cerimônia ocorreu no Minascentro, que recebeu decoração especial. Os noivos foram recebidos em um tapete vermelho, com direito a marcha nupcial, bolo, troca de alianças, benção, cabine de fotos, sorteio de presentes e entrega de bem-casados.
Com mais de 4 mil matrimônios celebrados desde 2009, essa celebração especial proporciona a união de casais que não possuem condições financeiras para arcar com as taxas e todo aparato que uma ocasião tradicionalmente requer e tem se destacado como um evento tradicional e solidário na cidade.
Recivil e da Defensoria Pública
O Casamento Comunitário em Belo Horizonte é resultado das parcerias entre Defensoria Pública de Minas Gerais, o Recivil, TJMG, PMMG e Governo do Estado de Minas Gerais. A realização da cerimônia é viabilizada graças a uma rede de solidariedade formada por essas entidades e outros parceiros envolvidos. O objetivo é proporcionar a realização do sonho de casais que desejam formalizar sua união, mas que enfrentam dificuldades financeiras.
Bodas de Diamante
Uma particularidade especial desta edição do Casamento Comunitário foi a presença do casal Gerli Maria dos Santos, de 72 anos, e José Araruna Júnior, de 75. Eles celebram as Bodas de Diamante, comemorando 60 anos de união. O casal tem quatro filhos e dez netos, e finalmente terá a oportunidade de realizar o sonho de comemorar essa data tão importante para eles. Sua participação nesse evento reforça o caráter inclusivo e afetivo que o Casamento Comunitário proporciona às pessoas.
O presidente do Recivil, Genilson Gomes, ressaltou a importância dos benefícios de um casamento civil.
“São os cartórios de registro civil que oficializam este momento, o que muda o estado civil de uma pessoa de solteiro para o casado, é o casamento e com a certidão de casamento em mãos os casais tem seus direitos e benefícios garantidos, é uma honra estar aqui hoje representando os oficiais de cartório parabenizando todos vocês”, celebrou.
Genilson Gomes
Veja o discurso do presidente do Recivil na íntegra:
Histórico
Ao longo de 14 anos de existência, mais de 8 mil casais já tiveram a oportunidade de celebrar sua união gratuitamente por meio desse projeto. Além de Belo Horizonte, o Casamento Comunitário também é realizado em outras localidades do interior do estado, ampliando o alcance e o impacto positivo dessa iniciativa. Além do presidente, Genilson Gomes, também marcaram presença na cerimônia as diretoras do Recivil, Soraia Boan e Letícia Maculan.
O evento é considerado um dos mais importantes para as instituições envolvidas e destaque nas mídias estaduais. Confira a cobertura desta edição do Casamento Comunitário nos links abaixo:
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil