Clipping – Prefeituras de Minas no topo do ranking – Jornal Estado de Minas

Confederação Nacional dos Municípios aponta quatro cidades do estado entre as 15 líderes nos quesitos fiscal, social e de gestão
Alessandra Mello

 

Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas com cerca de 152 mil habitantes, teve o quarto melhor desempenho entre os municípios brasileiros nas áreas fiscal, social e de gestão, segundo ranking elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O primeiro lugar ficou com Orindiuva, pequena cidade do interior paulista, com 5 mil habitantes, que detém o melhor índice desde que ele foi criado. A classificação começou a ser feita pela CNM em 2002, por meio do chamado Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS). A lista divulgada ontem considera dados de 2006 enviados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional e a outros órgãos oficiais, com informações sobre despesas, receitas, ativos e passivos.

O índice leva em conta gastos com pessoal, endividamento, superávit primário, taxa de investimento, despesa de custeio e as despesas com Legislativo, saúde e educação. Na relação dos 30 melhores, também estão incluídas as cidades mineiras de Coimbra (Zona da Mata), Olímpio Noronha (Sul de Minas), São Sebastião do Oeste (Centro-Oeste) e Tocos do Moji (Sul de Minas). Entre as capitais, Belo Horizonte teve o sexto melhor desempenho. Em comparação com 2002, o índice da capital mineira subiu 3%. Vitória foi a cidade que mais cresceu no índice geral (16%) e também foi o primeiro lugar entre as capitais.

De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, houve melhora significativa no desempenho de todos os municípios na área social desde 2002, quando o levantamento foi feito pela primeira vez. Contribuíram para esse quadro, segundo ele, a melhora dos indicadores sociais, o crescimento da proporção de professores com nível superior, a redução da mortalidade infantil e a elevação dos gastos com saúde e educação. “A melhora deve-se principalmente à elevação nos gastos, com recursos próprios, em saúde e educação, pilares para a melhoria social e áreas em que justamente os municípios investiram mais e melhor”, explica.

O QUE É IRFS


Índice de Responsabilidade Fiscal e Social


Indicativo criado pela Confederação Nacional dos Municípios para avaliar o desempenho das cidades, que leva em conta indicadores fiscais, custeio da máquina, capacidade de investimento, superávit primário e perfomance nas áreas de saúde e educação. O índice é calculado a partir de informações enviadas pelas prefeituras ao Tesouro Nacional e outros órgãos oficiais. O IRFS é calculado pela média de três categorias: fiscal, gestão e social.


CLASSIFICAÇÃO

Relação dos 15 melhores municípios, de acordo com o IRFS*

 

 

Melhores índices de Minas**

ÍNDICE FISCAL

São Sebastião do Oeste (Centro-oeste de Minas)

Poços de Caldas (Sul de Minas)

Muzambinho (Sul de Minas)

20º

 

 

ÍNDICE DE GESTÃO

Ibirité (Região Metropolitana de BH)

Alterosa (Sul de Minas)

Coronel Xavier Chaves (Região Central de Minas)

Congonhal (Sul de Minas)

11º

Carrancas (Sul de Minas)

17º

Monte Santo de Minas (Sul de Minas)

22º

Tocos do Moji (Sul de Minas)

23º

Santo Antônio do Monte (Centro-oeste de Minas)

24º

 

 

ÍNDICE SOCIAL

Paiva (Zona da Mata)

11º

Simão Pereira (Zona da Mata)

28º


* Média geral de todos os índices / ** Melhores colocações mineiras na lista dos 30 melhores do Brasil




Fonte: Jornal Estado de Minas