O período da tarde teve início com o debate sobre o “Estatuto da Desburocratização”. A mesa foi presidida pelo vice-presidente da Anoreg-BR, Cláudio Marçal Freire, e contou com as presenças da diretora do PQTA, Laura Vissoto, do presidente do IRTDPJ-BR, Paulo Rêgo, e do assessor parlamentar da Anoreg-BR, Augusto Nardelli, para debaterem o tema. A exposição esteve a cargo do ex-secretário da reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Rafael Favetti (doutor em direito pelo Unb /UniCEUB), que abordou o andamento da proposta e detalhou os tópicos apresentados na proposição.
A Anoreg-BR vem acompanhando a comissão de Desburocratização, que foi instalada no Senado Federal e aproveitou a oportunidade para debater o assunto durante o XVIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro.
Favetti destacou que há condições para os notários e registradores contribuírem na melhoria da proposta do estatuto que tramita no Senado Federal em trabalho conjunto com outros setores da sociedade. “Devemos utilizar uma estratégia conjunta de forma única e em tempo hábil. Há muitos pontos a serem esclarecidos nas propostas desta comissão e precisamos mostrar como o setor auxilia a população, de como a fraude é ruim e atrapalha o País. O planejamento necessita ser dialogado dentro da classe e afinar o discurso, para que, de forma propositiva se estabeleça um diálogo com o Senado Federal”.
Fonte: Anoreg-BR