Corregedoria de Pernambuco facilita aos pais registro dos filhos

A presença paterna é, sem dúvida, de fundamental importância na formação de qualquer criança. Se bem definida, ela pode servir como exemplo no qual o jovem se espelha para o futuro. Mas esse “direito” é negado, lamentavelmente, para alguns. Pensando nessas crianças, a Corregedoria Geral de Justiça assinou, nesta terça-feira pela manhã, um protocolo de cooperação com a Associação Pernambucana de Mães Solteiras (Apemas), o Governo do Estado, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Diocese de Recife e Olinda, dentre outras instituições, lançando a campanha “Seja Herói do seu Filho”, que se desenvolverá nos dias 8, 9 e 10 de agosto, (vésperas do Dia dos Pais) no Fórum do Recife.

O lançamento, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, dentre elas o presidente em exercício do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes, foi feito pelo corregedor geral de Justiça, desembargador Bartolomeu Bueno, na sede da Corregedoria, no Fórum Thomaz de Aquino. A campanha, recomendada em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça, tem como objetivo principal registrar cerca de 3 mil paternidades – daí deriva o nome “Seja herói do seu filho”. A campanha não se restringe apenas à Capital. Além do Recife, o mutirão também percorrerá as cidades de Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Olinda.

É simples para participar: os pais deverão levar a certidão de nascimento dos filhos e suas carteiras de identidade aos locais do mutirão. O serviço é gratuito e, estima-se, deverá regularizar o documento em apenas 10 minutos. No Fórum do Recife (Rodolfo Aureliano) haverá cartórios de plantão para realizar os registros.


Fonte: TJPE