Curso de Juiz de Fora supera recorde em número de Oficiais presentes

Nos dias 16 e 17 de maio o Recivil realizou no município de Juiz de Fora, Zona da Mata, mais uma edição do curso de qualificação, desta vez para cerca de 40 Oficiais. Foram dois dias de debates e explanações sobre as principais leis que regem o serviço diário nas serventias.

 

Aproximadamente 40 oficiais assistem ao curso de qualificação em Juiz de Fora

 

Em 16 horas de curso, os participantes discutiram os atos exercidos diariamente nas serventias de registro civil, além de temas como intranet, informatização dos cartórios, cartosoft e ressarcimento dos atos gratuitos. A abertura do curso foi realizada pelo presidente do Recivil, Paulo Risso, que comemorou um ano de realização dos cursos em Minas Gerais.

 

“Hoje comemoramos um ano de Curso de Qualificação. Já visitamos 14 regionais, atendemos aproximadamente 430 oficiais e substitutos e 250 municípios e distritos. Estes são números relevantes que nos dão mais ânimo para seguir em frente e continuar com este projeto que tem dado um resultado muito gratificante”, comentou o presidente.

 

Paulo Risso ainda falou aos Oficiais sobre os novos modelos de certidões que estão em discussão no CNJ e a necessidade de os Oficiais ficarem atentos ao que será determinado. Comentou ainda sobre a necessidade do uso do papel de segurança.

 

“As discussões a respeito dos novos modelos de certidões ainda não se esgotaram, estamos propondo mudanças e debatendo a melhor forma de colocar este decreto em prática. Divulgaremos todas as novidades e mudanças. Ë preciso que vocês fiquem atentos a isto. Quero salientar mais uma vez a importância do uso do papel de segurança nas certidões, de nada adianta um modelo padronizado se vocês continuarem utilizando um papel que não garante a segurança do documento. O papel de segurança é um investimento que vale a pena”, completou Paulo Risso.

 

Os Oficiais aproveitaram a oportunidade para conhecerem os novos documentos que serão exigidos pela comissão gestora para o ressarcimento dos atos gratuitos. A advogada do Recivil, Dra. Flávia Mendes, fez uma explanação detalhada aos Oficiais explicando passo a passo as mudanças.

 

A advogada do Recivil, Flávia Mendes, fala aos participantes sobre ressarcimento dos atos gratuitos.

 

No segundo dia do curso, os oficiais assistiram a uma palestra sobre tecnologia. O analista de desenvolvimento do Recivil, Deivid Almeida, falou sobre a intranet, que já está sendo utilizada por vários cartórios do Estado. Além da intranet, Deivid fez uma explanação sobre o cartosoft, que é um software de gestão desenvolvido pelo sindicato e distribuído gratuitamente aos afiliados. Ao final do curso, Deivid distribuiu 16 cds de instalação do programa e 28 apostilas sobre informática básica.

 

O sucesso do curso não teria sido possível sem a ajuda do Diretor Regional de Juiz de Fora, José Thadeu Machado Cobucci e do Oficial de Registro Civil da cidade de Matias Barbosa, César Roberto Fabiano Gonçalves. Os dois oficiais entraram em contato com toda a região, ajudaram na organização do evento e estiveram presente durante todo tempo. “O Curso foi ótimo. Até para os mais antigos, serve como reciclagem. Eu achei que sabia tudo e vi que ainda tenho o que melhorar.”, comentou o Diretor Regional José Thadeu Cobucci.

 

O Diretor Regional, José Thadeu Cobucci, o Presidente do Recivil, Paulo Risso e o Oficial César Roberto Fabiano

 

“A presença de tantos oficiais é resultado do trabalho da diretoria regional. Fiquei impressionado. O curso é muito bom e o professor é excelente”, declarou o Oficial de Matias Barbosa, César Roberto.

 

Turma recebe o certificado e posa para foto