Curso de Pós-Graduação para Notários e Registradores reinicia atividades em BH

As aulas do curso de Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral promovidas pelo Inoreg (Instituto de Estudos dos Escrivães, Notários e Registradores do Brasil) em parceria com o Recivil recomeçaram nesta sexta-feira (09/03), na cidade de Belo Horizonte.

 

O curso tem como objetivo a criação efetiva da cadeira de Direito Notarial e Registral de forma científica e institucional, despertando novos pensadores dentro da atividade. Segundo o professor Kioitsi Chicuta, juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo e ex-juiz da Vara de Registros Públicos de São Paulo, que ministrou a aula de Registro de Imóveis XI nesta sexta-feira e sábado, há uma busca incessante de aprimoramento dos conhecimentos da área.

 

“Aqueles que já estão à frente das delegações se alertaram de que as matérias jurídicas deveriam ser acompanhadas através de cursos, de informações mais precisas. Tenho a impressão de que estas fórmulas de cursos estão gerando profissionais cada vez mais habilitados e com conhecimento mais aprofundado”, afirmou o desembargador.

 

“Na medida em que profissionais que tenham ligações com a área registrais e notarial têm ministrado aulas e palestras há a possibilidade, evidentemente, de um crescimento maior da classe. Hoje é muito grande o número de especialistas dentro da própria classe, visto que eles próprios estão buscando uma melhoria, fazendo cursos de doutorado, mestrado, especialização e assim por diante”, completou Chicuta.

 

                                                              

                                                              O professor Kioitsi Chicuta vê nas aulas uma oportunidade

       para o aprimoramento dos conhecimentos na área

 

Rodrigo José Martins Hoffman, oficial substituto do cartório de Rio Novo, no Espírito Santo, e que participa do curso, também acha que esta é uma forma de aprimorar os conhecimentos na área. “Trabalho no cartório desde 2001. Achei o curso interessante, como uma oportunidade de melhorar os conhecimentos e resolvi fazê-lo”, explica.

 

A promoção do curso em Belo Horizonte foi uma forma que o Recivil encontrou de criar uma oportunidade de aperfeiçoamento dos conhecimentos de seus associados. Dos 39 alunos que estão matriculados, a maioria é de Belo Horizonte e interior de Minas, mas há também pessoas que vêm de outros estados somente para participarem das aulas de pós-graduação, como é o caso de Mayra Santos Ávila, tabeliã substituta em Parauapebas, no Pará.

 

Segundo ela, no Pará não há cursos com esta finalidade. “O mais próximo era aqui (Belo Horizonte). Sou formada em direito há um ano e comecei a trabalhar em cartório. Tomei conhecimento do curso pelo jornalzinho do cartório. Estou gostando muito, acho muito importante. Inclusive no Pará têm outras pessoas que também têm interesse de fazer o curso”.

 

As aulas que começaram em março de 2006 têm duração mínima de 18 meses, com aulas às sextas-feiras, de 19h às 22h30 e aos sábados de 8h às 13h, em finais de semana alternados. Os cursos são organizados em rigorosa conformidade com a regulamentação federal pertinente (Resolução nº 01, de 03 de abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação) e é inspirado nos currículos dos melhores cursos do Brasil e do exterior, seguindo as diretrizes de excelência acadêmica indicadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

 

                                                                     Alunos  aprovam o curso de pós-graduação    

 

 

 

Confira aqui a grade de aulas

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Recivil