Curso “Qualidade no Atendimento ao Cliente” chega a Minas Gerais

Contando com a presença da diretoria do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais, de diretores regionais de todo o Estado e de ilustres convidados, o Recivil realizou no último sábado (05.05), de forma inovadora e inédita em Minas Gerais, o primeiro curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente, que tem como objetivo principal capacitar os cartórios mineiros na promoção de um atendimento de qualidade, voltado à capacitação das serventias no atendimento ao público.

 

O pioneirismo desta iniciativa levou ao auditório do hotel Ouro Minas convidados de todo o País, entre eles o presidente da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar, a diretora de Responsabilidade Social da Anoreg-BR, Sônia Maria Andrade dos Santos, o diretor da Arpen-Brasil, Dante Ramos Júnior, que esteve representando o presidente da entidade nacional, José Emygdio de Carvalho Filho, o presidente da Anoreg-PE, Luiz Geraldo Corrêa da Silva, e o presidente do Sinoreg-PE, Petrônio Barbosa, além de outros convidados de órgãos governamentais.

 

Por cerca de quaro horas a platéia composta por cerca de 100 participantes pôde acompanhar o desenvolvimento de idéias inovadoras, como a capacitação da equipe de funcionários para o atendimento ao público, a valorização do cliente interno, a eficiência de serviços inovadores e a utilização de ferramentas do marketing na valorização dos serviços apresentados pelos cartórios.

 

Para o presidente do Recivil, Paulo Risso, a iniciativa pioneira trazida pelo Recivil a Minas Gerais fará com que a atividade tenha um grande salto de qualidade. “Foi importante trazer o Gilberto (Cavicchioli, palestrante do evento) para apresentar ao nosso público um pouco do que é o atendimento de qualidade. Já era uma idéia que tínhamos há bastante tempo, mas que agora se tornou realidade”, avaliou.

 

Segundo Risso, chegou o momento dos cartórios de Minas Gerais aprimorarem o seu atendimento ao público e investirem na qualidade dos serviços. “Antes Minas Gerais não possuía condições de incrementar seu serviço, pela gratuidade e falta do ressarcimento, mas hoje os cartórios de Registro Civil do Estado já dispõe destes benefícios e é chegada a hora de trabalharmos no aprimoramento dos serviços”, concluiu.

 

                                                                          

                            Para Paulo Risso os cartórios devem aprimorar o atendimento ao público

 

                                                                                                          

 

Presente ao evento, o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar elogiou a iniciativa do Recivil e disse que pretende estender este trabalho às Anoregs estaduais. “A sociedade acaba tendo uma visão errônea de nossa atividade justamente por não investirmos em algo essencial como o atendimento de qualidade ao público, que é justamente o maior beneficiário do nosso serviço e o foco principal de nossa existência”, disse.

 

Para o registrador paranaense Dante Ramos Júnior, que esteve representando o presidente da Arpen-Brasil, a iniciativa de levar a Minas Gerais este tipo de curso é exemplar e deveria ser seguida por todos os Estados. “Capacitar nossos colegas e seus funcionários na prática de um atendimento de qualidade é algo essencial para a nossa atividade e é exemplar esta iniciativa do Paulo e do Recivil de trazer esta bandeira para um estado tão importante como é Minas Gerais”, afirmou.


Trabalhos em Brasília e Belo Horizonte

Antes do início da palestra, o presidente do Recivil ressaltou a importância da participação dos diretores, agradecendo especialmente àqueles que deixaram locais distantes para se locomover à Belo Horizonte e participar desta iniciativa. Falou ainda sobre as questões relacionadas ao trabalho do Sindicato na valorização da classe, como os projetos sociais, e ressaltou a atenção a projetos essenciais à classe, como o da aposentadoria, que segue tramitação na Assembléia Legislativa.

 

Em seguida, foi a vez do presidente da Anoreg-BR se dirigir aos presentes, convidar a todos para participarem do IX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro que ocorrerá em Belo Horizonte, juntamente com o II Congresso Estadual dos Registradores Civis de Minas Gerais, promovido pelo Recivil. Bacellar falou ainda sobre o essencial trabalho desenvolvido pelo Recivil em Minas Gerais, sobre a importância do Registro Civil, como segmento voltado às parcelas mais carentes da população.

 

Bacellar finalizou sua apresentação ressaltando o trabalho da Anoreg-BR nos tribunais superiores em questões como a aposentadoria compulsória, concurso público e representação em eventos de grande relevância como o Congresso de Corregedores Gerais de Justiça e audiências no Supremo. “Lá em Brasília disseram que o notário e registrador estudam muito o livro caixa e deixa o cartório por conta dos escreventes. É duro ouvir isso, e temos que trabalhar ainda mais e forma mais incessante para que esta visão deturpada de nossa atividade seja modificada”, alertou.

 

                                               

                   Rogério Bacellar fala sobre trabalho desenvolvido pelo Recivil em Minas Gerais

 

 

O Curso


Após as considerações do presidente, Gilberto começou sua exposição. Nela ele apresentou o perfil do cliente moderno e o modo pelo qual se deve atendê-lo. Expôs à platéia alguns importantes conceitos de marketing de relacionamento e ferramentas para conduzir bem um atendimento, sempre salientando a necessidade de saber o que o cliente deseja, respeitando as suas características individuais.

Gilberto tratou também do tema da modernização e da evolução tecnológica. Disse ser fundamental a constante evolução no oferecimento de serviços ao público, para que não haja uma debandada dos clientes: “Existem duas formas de um concorrente tomar o seu espaço. Ele pode inovar, oferecendo algo que você não possui. Ou então ele oferece algo que você também faz, mas de maneira mais eficaz”, avisou.

 

                                           
                                                      “É muito importante olhar nos olhos, procurar sempre entender o cliente”.


Entretanto, Gilberto não se esqueceu de ressaltar a importância dos atos mais simples que podem fazer diferença num atendimento. “É muito importante olhar nos olhos, procurar sempre entender o cliente e resolver o seu problema de forma ágil. É extremamente importante ter atitude”, alertou. “Você deve demonstrar ao usuário que tem interesse se solucionar o seu caso”, encerrou.

Um dos pontos altos do curso é no final, quando Gilberto apresenta ao público um filme denominado “Picles”. Nele, Bob Farrel – um empresário de renome nos EUA – ilustra de forma descontraída os conceitos explorados pelo palestrante. De modo simples e divertido Bob indica um caminho para se relacionar bem com o cliente, alcançando os resultados pretendidos, sair cair no tédio de uma rotina estressante.

 

 

                                                       

         Convidados se divertiram com a palestra de Gilberto Cavicchioli

 

 

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Fonte: Assessoria de Comunicação