Dia do Acadêmico do Direito: Recivil oferece espaço para aprendizado e experiência

No dia 19 de maio, é comemorado o Dia do Acadêmico do Direito, uma data que reconhece e valoriza os estudantes que se dedicam ao estudo do Direito e estão em busca de conhecimento e aprimoramento profissional. Neste contexto, o Recivil – Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais – destaca seu compromisso em oferecer oportunidades para acadêmicos e estagiários de Direito que desejam adquirir experiência prática no campo do Direito Público e Registral.

Atualmente, o Recivil conta com um quadro de funcionários que inclui três estagiários e um acadêmico prestes a se formar. Esses jovens profissionais têm a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho em uma entidade que representa os oficiais de registro civil de Minas Gerais, proporcionando-lhes um ambiente propício para aprendizado, desenvolvimento e crescimento profissional.

O espaço oferecido pelo Recivil permite que os estagiários e o acadêmico tenham uma visão abrangente das atividades desenvolvidas no âmbito do Direito Público e Registral. Eles têm a oportunidade de acompanhar processos e ter contato direto com os oficiais de registro civil, adquirindo conhecimento prático e entendendo a importância e a relevância da atividade registral para a sociedade.

Além disso, o Recivil proporciona um ambiente de troca de experiências e aprendizado constante, onde os estagiários e o acadêmico têm a oportunidade de interagir com profissionais experientes e atualizados no campo jurídico. Essa interação contribui para o desenvolvimento de habilidades profissionais, como aprimoramento da capacidade de pesquisa, análise crítica, organização e comunicação.

Para Lucas Coutinho, que está prestes a se formar, essa experiência no Recivil é um diferencial “Considero um diferencial trabalhar em ramo do direito no qual, a disciplina não se encontra nos quadros da maior parte das faculdades do Brasil, bem como a possibilidade de estar em contato com o lado humano do curso, que possibilita a modificação social e, a segurança para os pequenos atos do cotidiano”, aponta.

Lucas Coutinho – acadêmico do curso de direito e funcionário do setor jurídico do Recivil

Já Samara Gabriella acredita que os ensinamentos adquiridos em estagiar no Recivil serão levados para toda vida, “O estágio no Recivil me agregou muita experiência e conhecimento em Direito Registral, de uma forma que eu nunca imaginaria existir, pois na faculdade geralmente é passado de forma bem superficial”, afirma.

Samara Gabriela – estagiária do setor jurídico do Recivil


Recém-contratada para o setor jurídico como estagiária, Lis Bretas considera a experiência desafiadora, interessante e renovadora, “Com o olhar de fora da “casinha” não imaginamos como são os trâmites de um cartório e como os atos são tão regulamentados e, por vezes, até complexos. Além disso, é uma excelente oportunidade para não só aprimorar e desenvolver novas habilidades, mas também para somar o conhecimento adquirido dentro das salas de aula com a prática. Dessa forma, evoluímos o conhecimento e, por consequência, a visão profissional”, reflete.

Lis Bretas – estagiária do setor jurídico do Recivil

Tiago Aquiles, também recém-contratado para estagiar no sindicato, revela que está sendo uma oportunidade de aprendizado constante, na vanguarda do direito registral e ressalta a transparência do processo seletivo que participou, “O Recivil realizou um processo seletivo transparente e eficiente, propiciando uma boa sinergia. É uma oportunidade de aprendizado constante, sempre na vanguarda do direito registral”, exalta.

Tiago Aquiles – estagiário do setor jurídico do Recivil

Para o coordenador jurídico do Recivil, Felipe Mendonça, é importante ressaltar toda a forma ética que a entidade aborda para em relação aos estágios jurídicos, “Os estagiários do Departamento Jurídico ingressam por meio de rigoroso processo seletivo, com análise curricular e entrevista multidisciplinar. O estágio possui um duplo propósito de afirmação da aprendizagem na área registral e notarial e contribuição com o desenvolvimento das atividades desempenhadas pelo Departamento Jurídico “, alega.

O Recivil acredita que investir no desenvolvimento e na formação dos acadêmicos e estagiários de Direito é uma maneira de contribuir para a qualificação profissional e o fortalecimento do campo registral. Além disso, essa iniciativa também demonstra o compromisso da entidade em promover a renovação e a integração de novos talentos no setor.

Neste Dia do Acadêmico do Direito, o Recivil parabeniza todos os estudantes que se dedicam ao estudo do Direito e reforça seu compromisso em oferecer um espaço de aprendizado e experiência prática para aqueles que desejam se aprofundar no campo do Direito Público e Registral.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil