Equipe do Recivil leva cidadania aos idosos do Lar São José em Belo Horizonte

A equipe do Recivil visitou o Lar dos Idosos São José, em Belo Horizonte, no dia 14 de setembro, numa ação humanitária e de cidadania para realizar um dia de documentação civil.

 

O Lar São José atende atualmente 68 idosos que são classificados em três graus de dependência para as atividades diárias essenciais (como comer, andar e se vestir): Independentes; parcialmente dependentes ou totalmente dependentes.

 

Idosos do Lar São José precisavam de documentação para receber a aposentadoria e outros benefícios sociais. 

 

A gestão do Lar dos Idosos São José há algum tempo estava com dificuldades em conseguir alguns benefícios sociais para os idosos por falta de documentação e entrou em contato com o Recivil.

 

A coordenadora do Lar, Ivanilde Estrela, explicou o que estava acontecendo com alguns dos hóspedes da instituição. “Alguns de nossos idosos precisam de documentos para receber a aposentadoria e outros benefícios e não têm como se deslocar para fazer. Essa ajuda do Recivil foi essencial. Só temos que agradecer a atenção que a empresa teve com a gente, o atendimento muito humanizado e  muito organizado,” declarou Ivanilde.

 

Ivanilde Estrela e Patrícia Santos procuraram o Recivil para documentar os idosos do Lar São José

 

A assistente social responsável pela garantia dos direitos dos idosos do Lar, Patrícia Santos, comentou sobre a dificuldade em documentá-los. “Minha responsabilidade é garantir os direitos dessas pessoas e esta ação é uma garantia de direitos. Temos idosos cadeirantes, acamados, com dificuldade de locomoção, nossa maior dificuldade aqui é o deslocamento deles. Então o Recivil veio e resolveu esse problema. Com essas certidões podemos agora fazer as identidades e dar entrada no pedido dos benefícios. Temos idosos aqui que estão apenas esperando a documentação pessoal para entrar com o pedido do Benefício da Assistência”, declarou.

 

Em apenas um dia o Recivil documentou 36 idosos. Mais da metade dos internados necessitava de documentação.

 

 

Fonte: Departamento de Comunicação Recivil ( jornalista Renata Dantas)