O nono Curso de Qualificação realizado pelo Recivil e que fechou a sequência do ano de 2008 foi realizado nos dias 6 e 7 de dezembro na cidade de Governador Valadares, no leste de Minas Gerais.
O curso reuniu oficiais, substitutos e funcionários dos cartórios de registro civil da região, que acompanharam atentamente as explicações dos instrutores Hélder Rodrigues da Silveira e Ignez Consuelo Lisboa. O evento também contou com a presença do Oficial do 2º Registro Civil das Pessoas Naturais de Governador Valadares e vice-presidente do Recivil, Célio Vieira Quintão, que idealizou a realização do curso no município.
Vice-presidente do Recivil, Célio Vieira Quintão, idealizou a realização do curso em Governador Valadares
“Essa iniciativa do Recivil é muito importante, porque muitos oficiais não têm oportunidade de ter a legislação atualizada no seu dia a dia e isso dá a oportunidade de reformularmos nossos conceitos”, afirmou Quintão.
A aula teve início no sábado, dia 6, com as orientações de Hélder Rodrigues sobre o conceito de fé pública, a cronologia do registro civil e os livros utilizados nas serventias de registro civil. Em seguida, a instrutora e oficiala de Januária, Ignez Consuelo, falou sobre os artigos mais importantes das Leis 8.935/94 e 15.424/04. Posteriormente, Hélder deu sequência à aula e falou sobre as principais questões envolvendo o nascimento e o casamento, como os aspectos legais, documentos hábeis, regime de bens do casamento e união estável.
A instrutora Ignez Consuelo Lisboa falou aos presentes sobre as leis 8.934/94 e 15.124/04
Na abertura da aula de domingo, os 35 alunos acompanharam as explicações do analista de desenvolvimento do departamento de Tecnologia da Informação (TI) do Recivil, Deivid Almeida, sobre o Cartosoft. Os interessados ainda adquiriram o CD para instalação do programa e uma apostila com orientações sobre o sistema.
As utilidade e facilidades do Cartosoft foram apresentadas aos participantes durante o curso
Em seguida, o instrutor Hélder falou sobre óbito, emancipação, averbação, anotação, comunicação, entre outros assuntos. “O curso realmente foi muito proveitoso, o pessoal descobriu muita coisa interessante que eles não tinham nem idéia. Então foi realmente muito bom, valoroso, o pessoal participou bem, não teve muita controvérsia. Foi um curso excelente”, disse o instrutor Hélder.
Para o instrutor Hélder da Silveira, a iniciativa do Recivil engrandeceu a classe
Kamilla Barbosa Ribeiro, oficiala substituta do Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas do município de Itabirinha, localizado a 426 km de Belo Horizonte, participou do Curso de Qualificação promovido pelo Recivil e falou sobre a experiência. “Foi muito proveitoso, nos intervalos a gente trocava experiências, e eram as mesmas dúvidas de todas as pessoas, quanto às averbações e comunicações, e foi muito bom”, disse. “Eu acho que o diferencial do Recivil é a união que vocês têm. A gente vê que vocês trabalham realmente em equipe, acho que se vocês continuarem assim, vão longe”, completou.
“Nós estávamos realmente precisando disto, isso tem que acontecer mais vezes porque nos traz muito conhecimento. É muito difícil para nós acompanharmos as novas leis que saem, e com o curso as pessoas vêem nos trazer as mudanças que estão havendo, para que possamos nos aperfeiçoar mais na área”, disse a Oficiala do Cartório do Registro Civil e Tabelionato de Notas de Iapu, Carmen Maria de Souza Rodrigues.
“A iniciativa do Recivil foi uma coisa muito boa, porque esse ano foram mais de 300 oficiais, senão me engano, que foram atingidos por estes cursos de qualificação, e que com certeza só engrandeceu a classe, e o usuário também que vai procurar o serviço, e que terá a garantia de um serviço de melhor qualidade, e dentro da legalidade”, concluiu Hélder ao fazer um balanço geral dos cursos realizados em 2008.
Alunos exibem o certificado de participação após a conclusão do curso