A interligação dos cartórios de Registro Civil do Estado de Minas Gerais por meio de um sistema de Intranet, com acesso controlado e sistema de segurança criptografado foi o tema da palestra “A Intranet e os avanços tecnológicos”, ministrada pelo gerente de projetos da empresa Processmind, Joel Dias, a terceira do sábado (22.11) de debates do III Congresso Estadual dos Registradores Civis de Minas Gerais, que está sendo realizado no hotel Tauá, na cidade de Caetés (MG).
Ao lado de representantes das entidades de classe de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, o palestrante iniciou sua apresentação conceituando o que é e como funciona o sistema de intranet, diferenciando-o da internet. “Enquanto a internet é aberta a todos, a intranet é um sistema fechado, que reúne pessoas identificadas por meio de sistemas de senha e certificação digital e controlada por sistemas de segurança, suporte e acompanhamento”, destacou.
Gerente de Projetos da Processmind falou sobre a implantação da intranet em São Paulo
Responsável pela implementação da Intranet no Estado de São Paulo, Joel Dias discorreu sobre como se deu o processo de adesão dos cartórios ao projeto, as estratégias de estímulo da entidade para que todos os cartórios aderissem a novidade, entre elas o financiamento de computadores e impressoras, e a evolução dos serviços até a sua normatização, em 2004, pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo.
Basicamente, o sistema de Intranet permite a troca de comunicações entre os cartórios, hoje realizada através do correio, de forma mais ágil, segura e eficaz, uma vez que todas as comunicações enviadas ficam arquivadas no servidor que controla as atividades, dotado de certificado de segurança e que poderá ser espelhado por questões de segurança. Desde sua implantação, em 1998, os cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo já trocaram mais de 2 milhões e 200 mil comunicações, com um crescimento anual médio de 500 mil comunicações ao ano.
Joel Dias apresentou aos participantes o novo layout criado para o sistema de Intranet do Recivil, que já encontra-se em fase de testes, envolvendo cartórios que participam de um projeto piloto coordenado pelo Sindicato. O sistema também já foi apresentado à Corregedoria Geral da Justiça e ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, que se mostraram bastante interessados em sua rápida implementação.
Palestra contou com a participação de representantes do Recivil
Já finalizando sua apresentação, o gerente de projetos da Processmind falou sobre os demais serviços que são oferecidos pelo sistema na Arpen-SP, entre elas a possibilidade de emissão de certidões eletronicamente, por meio do site www.registrocivil.org.br e nos postos do Poupatempo, que fornece diversos serviços públicos à população. Dias destacou ainda que a conclusão da implantação eletrônica dos cartórios de registro civil de Minas Gerais possibilitará a interligação com o Estado de São Paulo e, posteriormente, com os demais estados que aderirem ao sistema.
Presente à mesa de trabalhos desta palestra, o presidente da Arpen-Brasil, Oscar Paes de Almeida Filho, destacou que a inovação e o investimento em modernização nas serventias é o caminho para a valorização da atividade. “O registro civil é hoje considerado a principal atividade para o Governo Federal e para o Poder Judiciário, que já conhecem a nossa realidade e já ouviram o nosso clamor pela sustentabilidade, que à de vir”, destacou. “Somos mais de 7 mil cartórios em todo o Brasil e respondemos por menos de 5% da receita da atividade extrajudicial. A sustentabilidade virá e não será com dinheiro público, mas sim por meio da conscientização dos próprios notários e registradores”, finalizou.