José Emygdio de Carvalho Filho é eleito presidente da Arpen-Brasil

Em Assembléia Geral Ordinária, realizada nesta terça-feira (20.06), na sede da Anoreg-BR, em Brasília-DF, Registradores Civis das Pessoas Naturais de todo o País elegeram, por aclamação, o registrador paulista, José Emygdio de Carvalho Filho, para o cargo de presidente da Arpen-Brasil, com mandato previsto até maio de 2008

 

Segundo o novo presidente, o principal objetivo da nova administração é dar continuidade ao trabalho realizado pelas gestões anteriores, aperfeiçoando o relacionamento com as entidades governamentais e promovendo a união de toda a categoria em torno de uma Unidade Federal forte, organizada e comprometida em defender os interesses da classe em todas as esferas de discussão. Oficialmente, o novo mandato inicia-se em 1° de julho.

 

Apoiando a nova chapa que comandará os destinos dos Registradores Civis das Pessoas Naturais nos próximos dois anos, o Recivil, por meio de seu presidente, Célio Vieira Quintão, ocupará a vice-presidência. No evento ocorrido na última terça-feira (20.06) em Brasília-DF, o Sindicato compareceu em peso, com a presença de seu presidente, do ex-presidente Paulo Risso e do diretor Eduardo Machado Mattar. Além deles, ocuparão cargos na nova administração, os registradores mineiros Carlos José Ribeiro de Castro e Maria Cândida Batista Faggioni.

 

Da esquerda para a direita, o ex-presidente do Recivil, Paulo Risso, o atual presidente, Célio Vieira Quintão, o novo presidente da Arpen-Brasil, José Emygdio de Carvalho Filho, e o diretor do Sindicato, Eduardo Machado Mattar

 

A eleição, que contou com a participação de representantes de 10 Estados brasileiros, ratificou também proposta formulada pelo presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, também já prevista pelo novo mandatário da associação nacional, de conceder ao ex-presidente Jaime Alencar Araripe Júnior o título de “Presidente de Honra”, da Arpen-Brasil, em razão dos serviços prestados A toda a classe dos registradores civis.

 

“Onde estiver o Registro Civil estaremos nós para representar e defender os interesses de nossa categoria”, afirmou o novo presidente em seu discurso de abertura, logo após a efetivação da eleição. Falando a uma platéia composta pelos principais representantes nacionais da categoria, Emygdio ratificou seu desejo de contar com a colaboração de todos os Estados na efetivação de um plano de trabalho único, composto por metas a serem atingidas nas mais diferentes esferas. “Vamos viabilizar uma reunião com representantes de todos os Estados para realizarmos uma planificação, Estado a Estado, do que precisa ser feito e como de como será feito”, explicou.

 

O ex-presidente do Recivil, Paulo Risso, fala durante Assembléia Ordinária da Arpen-Brasil

 

Ainda segundo o novo presidente da entidade nacional, o objetivo é manter e, se possível, agregar ainda mais valor nas parcerias já estabelecidas pela entidade nacional com os órgãos do Governo e Organizações Não-Governamentais, sem deixar de lado a defesa dos interesses dos Registradores Civis. “Temos como principal obrigação viabilizar a execução dos fundos de compensação nos Estados onde ele ainda não funciona e trabalharemos muito para alcançar este objetivo”, disse, reforçando a necessidade da participação de todos. “Quero ao meu lado gente disposta a trabalhar, que não vise interesses pessoais ou cargos. Quem estiver com este espírito será sempre bem-vindo a participar e colaborar nessa nova administração”, completou.

 

Repercussão

 

Presente à eleição, o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar respaldou a escolha da Assembléia Ordinária da Arpen-Brasil. “Não poderia ter sido melhor a escolha do Emygdio para a presidência da Arpen nacional. É uma pessoa que já vem acompanhando o que está sendo feito, e já conta com um excelente trabalho desenvolvido à frente da Arpen-SP e no cargo de diretor de Registro Civil da Anoreg-BR”, afirmou Bacellar. “É uma pessoa que só trará benefícios para a classe, aperfeiçoando a integração com as demais naturezas e com as lideranças estaduais”, completou.

 

O ex-presidente da Arpen-Brasil, Jaime Araripe, transmite o cargo ao novo presidente da entidade nacional, o paulista José Emygdio de Carvalho Filho

 

Para o agora ex-presidente da entidade, Jaime Alencar Araripe Júnior, a escolha foi mais do que acertada. “Considero que fizemos à escolha acertada, pois trata-se de uma pessoa altamente responsável, interessada e capacitada para exercer esta função. A Arpen-Brasil estará em boas mãos nesta próxima gestão”, afirmou Araripe, agora “Presidente de Honra” da entidade nacional. “Fiquei muito honrado e considero está deferência uma generosidade dos colegas para comigo”, completou.

 

Para o presidente da Arpen-SP, Antônio Guedes Netto, a chegada da entidade nacional a São Paulo trará ainda mais responsabilidade para a entidade estadual. “Confiamos na condução responsável e segura do Emygdio à frente da entidade nacional e por isso indicamos seu nome para o cargo”, lembra. “Nossa responsabilidade agora dobra, pois conduziremos uma entidade nacional, que representa Estados diferentes e repletos de peculiaridades”, completa o presidente.

 

“A Arpen-SP já tem toda uma estrutura montada e entre as associações estaduais é que mais tem condições de efetivar um trabalho eficaz a nível nacional, uma vez que já conta com o comprometimento de seu presidente em colaborar e fornecer toda a infra-estrutura do Estado à entidade nacional”, explica o vice-presidente da Arpen-SP e agora da Arpen-Brasil, Nélson Hidalgo Molero.

 

Membros e representantes de 10 Estados brasileiros estiveram presentes na Assembléia Ordinária da Arpen-Brasil, realizada na sede da Anoreg-BR, em Brasília

 

Já o ex-presidente da Arpen-Brasil, Nino José Canani reforçou a idéia de que comandada por São Paulo, a entidade nacional se desenvolverá ainda mais. “A escolha do Emygdio foi mais do que acertada e reconhece toda a força política do Estado de São Paulo. Já era hora da entidade nacional ir para São Paulo e esperamos que as inovações e o desenvolvimento alcançado pela Arpen-SP possam ser disseminados para todo o País”.

 

A chapa “Registro Civil Forte – Participação de Todos – Unidade Federal” contou com forte apoio do Estado de Minas Gerais, por meio do ex-presidente do Recivil, Paulo Risso, e do atual presidente, Célio Vieira Quintão, que ocupará uma das vice-presidências. “Esta escolha esteve muito relacionada ao trabalho que o Paulo desenvolveu em Minas Gerais e esperamos que Minas possa colaborar e auxiliar o Emygdio na condução desta difícil tarefa de conduzir a Arpen-Brasil”, afirmou Quintão.

 

“O Emygdio já vinha realizando um trabalho muito bem feito, tanto na Arpen-SP, como na Anoreg-BR, e sua chegada à presidência da Arpen-Brasil foi o caminho natural deste trabalho”, afirmou Paulo Risso, ex-presidente do Recivil, e que agora se dedica à sua candidatura à Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

 

Diretores acompanham assembléia que definiu o nome do novo presidente da Arpen-Brasil

 

Um dos grandes entusiastas desta nova administração, Dante Ramos Júnior saudou a escolha da nova diretoria da entidade e diz esperar muito trabalho nesta nova gestão. “Chegou à hora da mudança e com ela temos muitas novas perspectivas. Lógico que o trabalho da diretoria anterior deve ser valorizado, mas esperamos agora um projeto de trabalho, com objetivos e metas claras e difundidas para todos, que promova a união da categoria em todo o País e que se baseie na profissionalização, que é uma das características da Arpen-SP”, avaliou.

 

A mesma opinião é compartilhada pela presidente da Arpen-SE, Estelita Nunes de Oliveira Reis. “A chegada do Emygdio à presidência concretiza um antigo sonho nosso de promover uma maior harmonia entre todos os Estados, prevalecendo o interesse da maioria e o trabalho. Pelo que foi dito, as pessoas que querem trabalhar e estão com este espírito encontrarão nesta nova administração uma ótima oportunidade para colocar em prática tudo o que idealizaram”, respaldou.

 

Conquistas

 

Os seis anos de mandato de Jaime Araripe na presidência da entidade nacional foram repletos de lutas e batalhas, obtendo vitórias importantes que respaldam o funcionamento do Registro Civil das Pessoas Naturais em muitos estados brasileiros. “Considero que tivemos três grandes conquistas em nossa gestão, que foram à inclusão do mecanismo de ressarcimento dos atos gratuitos na lei 10.169, a participação na elaboração do Plano Nacional pelo combate ao sub-registro e a rejeição pela CCJ da Câmara da emenda 74, que previa a gratuidade universal do casamento”, recorda.

 

O ex-presidente da Arpen-Brasil, Jaime Alencar Araripe que, durante seis anos, presidiu a Arpen-Brasil

 

Nova administração

 

Aos 55 anos, José Emygdio de Carvalho Filho é casado e pai de dois filhos. Natural de Porto Feliz-SP, formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Itu, em 1977. Filho de Oficial iniciou sua carreira em cartório em sua cidade natal no ano de 1969, como auxiliar, passando em seguida à função de escrevente, já no ano de 1973. Em 1986 assumiu interinamente o cartório, permanecendo em Porto Feliz até 1991 quando, após aprovação em concurso público assumiu, em 1992, o cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Município de Indaiatuba, cidade há cerca de 120 km da Capital. Ocupou a presidência da Arpen-SP de janeiro a junho de 2005 e atualmente é, desde 2005, diretor de Registro Civil da Anoreg-BR.

 

José Emygdio de Carvalho Filho é o quarto presidente da Arpen Brasil, e o primeiro representante do Estado de São Paulo. Anteriormente, a instituição nacional fora administrada por Carlos José Ribeiro de Castro, de Minas Gerais, Nino José Canani, do Rio Grande do Sul, e Jaime Alencar Araripe Júnior, do Ceará.

 

 

Chapa – Registro Civil Forte – Participação de Todos – Unidade Federal


Presidente de Honra

Jaime Alencar Araripe Júnior (CE)

Presidente

José Emygdio de Carvalho Filho (SP)

Vice-Presidentes

Nélson Hidalgo Molero (SP)

Estelita Nunes de Oliveira (SE)

Célio Vieira Quintão (MG)

Nino José Canani (RS)

1° Tesoureiro

Oscar Paes de Almeida Filho (SP)

2° Tesoureiro

Francisco Soares (PE)

Tesoureiro Especial para criacão de Sustentacão Financeira

Carlos Henrique dos Santos Pereira (MS)

Secretário Geral

Odélio Antônio de Lima (SP)

2° Secretário

Dante Ramos Júnior (PR)

Secretário Especial da Presidência

Luiziel Guedes (PA)

Diretorias Regionais

A – Norte

Diretor

Luiziel Guedes (PA)

Diretor Adjunto

Helena Soares Oliveira Carvajal (RO)


B – Nordeste

Diretor

Paulo Nunes (PE)

Diretor Adjunto

Cleomadson Abreu Figueiredo Barbosa (AL)

C – Centro-Oeste

Diretor

Carlos Henrique dos Santos Pereira (MS)

Diretor Adjunto

Valdemir Paes Landim (MT)

D – Sul

Diretor

Elisabeth Pereira Rodrigues Schwab (RS)

Diretor Adjunto

Ricardo Augusto de Leão (PR)

E – Sudeste

Diretor

Daniel Nilson Ribeiro (RJ)

Diretor Adjunto

Jéferson Miranda (ES)

Conselho Especial de Controle

1 – Carlos José Ribeiro de Castro (MG)

2 – Nino José Canani (RS)

3 – Jaime Alencar Araripe Júnior (CE)

4 – Antônio Guedes Netto (SP)

5 – Oscar Paes de Almeida Filho (SP)

6 – Odélio Antônio de Lima (SP)

7. – Dante Ramos Júnior (PR)

8-Estelita Nunes de Oliveira (SE)

9-Carlos Henrique dos Santos Pereira (MS)

Conselho Fiscal

1 – José Cláudio Murgillo (SP)

2 – Saulo de Oliveira Salvador (SP)

3 – Ilzete Verderramos Marques (SP)

4 – Maria do Socorro Lima de Queiroz (SP)

Conselho de Informática

1 – Antônio Guedes Netto (SP)

2 – Lázaro da Silva (SP)

3 – Válber Azevedo de Miranda Cavalcanti (PB)

Conselho de Ética

1 – Oscar Paes de Almeida Filho (SP)

2 – Calixto Wenzel (RS)

3 – Carlos Fernando Reis (RS)

4 – Lúcia Silvana Norbutas (MS)

Conselho do Livro E

1 – Válber Azevedo de Miranda Cavalcanti (PB)

2 – Maria Cândida Batista Faggioni (MG)

Diretor de Certificação Digital

1 – Antônio Guedes Netto (SP)

Diretor de Cooperativas

1 – Saulo de Oliveira Salvador (SP)

Diretor de Doutrina e Pesquisa

1 – Maria Cândida Batista Faggioni (MG)

Diretor de Interdições e Tutelas

1 – Válber Azevedo de Miranda Cavalcanti (SP)

Diretor de Institucional e do Programa do Plano Nacional Pelo Registro de
Nascimento


1 – Carlos Fernando Reis (RS)

Diretoria de Eventos

1 – Eduardo Machado Mattar (MG)

2 – Iracema Boquetti Merola (SP)

3 – Ademar Custódio (SP)