Minas Gerais inicia transmissão eletrônica de certidões de registro civil via CRC

Dando continuidade ao processo de integração do Estado de Minas Gerais à Central de Informações do Registro Civil (CRC), a partir desta segunda-feira (16.01), os cartórios mineiros poderão emitir certidões eletrônicas interestaduais e também entre cartórios do próprio Estado por meio do módulo da Central.

Com a implementação deste serviço, Minas Gerais se torna o 13º Estado brasileiro a integrar a plataforma de certidões eletrônicas interestaduais, que já conta com os Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Acre, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Amapá.

No início desta semana a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil) assinaram termo de cooperação para a disponibilização da infraestrutura tecnológica da Central de Informações do Registro Civil (CRC) para as aplicações mineiras.

 

A cooperação, que se iniciou nesta quinta-feira (12.01) com a disponibilização dos módulos de Comunicações e CRC Jud, objetiva prestar um serviço mais rápido aos usuários, assim como facilitar a utilização dos serviços tecnológicos pelas 1.463 serventias de Registro Civil do Estado de Minas Gerais.

Para Isabela Bicalho Xavier, que compõe a Junta de Interventores do Recivil juntamente com os registradores Antônio Maximiano Santos Lima e José Augusto Silveira, esta medida irá trazer grandes benefícios não só aos registradores civis como aos cidadãos de todo o País. “Estamos visando à eficiência dos serviços prestados pelos cartórios de Registro Civil e aproximando o cidadão desses serviços. Vamos agora ter uma integração mais fácil entre Minas, São Paulo e os demais Estados que já fazem parte da CRC, permitindo que o cidadão possa solicitar uma certidão de forma mais ágil”, explicou.

“Acredito que estamos dando um enorme passo para uma integração completa do Registro Civil brasileiro, replicando para o Estado de Minas Gerais uma tecnologia já utilizada por grande parte dos cartórios, o que se faz ainda mais necessário diante de um cenário que nos apresenta grandes desafios”, disse Luis Carlos Vendramin Júnior, presidente da Arpen-SP. “Minas Gerais é um dos principais Estados do Brasil, o que possui mais cartórios e o que traz uma representatividade completa das diferentes realidades do nosso País”, completou Vendramin.

Pelo acordo, todos os Cartórios de Registro Civil de Minas Gerais passam a ter acesso aos módulos de transmissão de certidões, sistema de buscas, comunicações, CRC Jud e E-Protocolo.

O atendimento aos oficiais que tiverem alguma dúvida sobre esses módulos agora será feito pela Central de Informações do Registro Civil, através do email crc@arpensp.org.br e do telefone (11) 3293-1530 / 1531 / 1535.

A integração do Estado de Minas Gerais aos módulos de serviços tecnológicos da CRC constitui-se assim na maior plataforma integradora dos serviços de Registro Civil no Brasil, que já conta com a utilização, em seus diferentes módulos, de outros 24 Estados brasileiros.

 

 

Leia mais: 

Arpen-SP e Recivil iniciam integração de serviços eletrônicos via CRC

 

Recivil divulga manual para acesso ao Módulo Comunicações da Central de Informações do Registro Civil (CRC)

 

Recivil divulga manual para acesso ao Módulo Pedidos de Certidão da Central de Informações do Registro Civil (CRC)

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil e da Arpen-SP