Pernambuco vai ampliar Programa Minha Certidão

A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) de Pernambuco fez um levantamento nas maternidades do estado para a implantação de novas Unidades Interligadas ampliando o programa Minha Certidão, que faz com que o recém-nascido já saia da unidade com o registro civil. A previsão é de que 75 unidades interligadas e 79 cartórios estejam implantados até dezembro de 2011. Os demais serão implantados até fevereiro de 2012.

O levantamento verificou a situação das 217 maternidades públicas e privadas conveniadas com o SUS e 213 cartórios do estado com o objetivo de orientar quanto à adequação da infra-estrutura, como também, a capacitação dos futuros usuários do Sistema Estadual de Registro Civil – SERC. "Constatamos que um existe um número elevado de maternidades em reforma se adequando aos serviços decorrentes da descentralização da saúde pública. Outras unidades de saúde também precisam ser reformadas em virtude das enchentes de 2010. Por outro lado é notória a disposição dos gestores na reconstrução das unidades já se adequando a implantação das unidades interligadas", explicou a secretária, Raquel Lyra.

Pernambuco é modelo nacional na implantação do Programa "Minha Certidão". Hoje existem oito maternidades e 21 cartórios funcionando interligados.

 

Fonte: Diário de Pernambuco