Projeto “Cartórios de Registro Civil Promovendo Cidadania nas Comunidades Quilombolas” atende mais de 300 cidadãos

Entre os dias 16 de maio a 02 de junho, o Recivil realizou o projeto “Cartórios de Registro Civil Promovendo Cidadania nas Comunidades Quilombolas”, nos municípios de Virgem da Lapa, Sabinópolis e Berilo, beneficiando 305 cidadãos na obtenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

O projeto contou com a apoio e a participação da oficiala Eliane Quintela de Carvalho, do cartório Registro Civil das Pessoas Naturais de Sabinópolis; do oficial José dos Santos, do cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Quilombo e da secretária de Assistência Social de Sabinópolis, Marizete Miranda dos Santos.

“Sou oficiala há mais de 30 anos, e embora haja uma divulgação ampla a respeito dos Ofícios de Registros Civis, ainda, existem comunidades bem distantes, e realidades que muitos não conhecem, procuro sempre que possível, disseminar tais informações. Essas ações sociais promovidas pelo Recivil são de suma importância, uma vez que, a documentação básica é o primeiro passo para que uma pessoa possa ser considerada cidadã e ter acesso aos programas, serviços e benefícios públicos, reduzindo assim, as desigualdades sociais, “ afirma a  oficiala do cartório Registro Civil das Pessoas Naturais de Sabinópolis, Eliane Quintela de Carvalho.

O projeto “Cartórios de Registro Civil Promovendo Cidadania nas Comunidades Quilombolas”, idealizado pelo Recivil em parceria com o Centro de Apoio às Promotorias Cíveis (CAO.CÍVEL), Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (Cedefes) e Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’Golo).

 

Confira imagens dos atendimentos nas comunidade quilombolas:

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil