Projeto Cidadania para Todos atende população carente de Santa Luzia

Casais carentes de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tiveram a oportunidade de oficializarem a união neste sábado (31.05).

O projeto Cidadania para Todos, idealizado pelo jornalista Souza Santana, em parceria com o Recivil, possibilitou a entrega de 63 certidões de casamento na Igreja Batista Betesda, localizada no bairro Cristina C. O evento contou com a participação direta do Cartório de Registro Civil de São Benedito, do Jornal Grande Minas, do Conselho de Segurança Pública, do Conselho Tutelar de Santa Luzia e da Igreja Batista, além da imprensa que fez a cobertura do evento, veiculando-o no Canal Livre de Belo Horizonte, no Jornal Grande Minas e na Rádio Favela.

Durante a cerimônia de entrega das certidões, a coordenadora de Planejamento Estratégico e Programas Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte, falou aos casais e aos demais presentes sobre a importância do casamento. “O casamento é importante tanto sob o aspecto civil quanto o ato religioso. A situação do casal que mora junto pode ser transformada em casamento legitimando a situação civil, que garante os direitos das partes envolvidas nessa união”, disse. “O compromisso do Recivil é com o cidadão, é dar, partir do registro civil, o direito ao indivíduo de perceber todos os benefícios  sociais previstos na Constituição Federal e dos Programas Governamentais”, completou Maria Cecília.

(Esq. para dir.) Souza Santana, pastor Rômulo Gomes, Maria Cecília Duarte,

juiz de paz Zilar Fernandes, pastor Pedro Pereira

 

O juiz de paz Zilar Fernandes Almeida também proferiu algumas palavras. “A preocupação do Recivil é a de abrir as portas das instituições para que as pessoas se identifiquem como cidadãs”, disse. “O cartório Brito vai estar sempre de portas abertas para todos vocês”, finalizou antes de começar a entrega das certidões aos casais presentes.

Um dos casais que foi receber a certidão foi Fabiano Barbosa da Silva e Priscila Adriana Leite de Oliveira, que estão juntos há cinco anos e têm uma filha de quatro. Outro casal que também compareceu à cerimônia foi Warley de Souza e Cristina Silva Ribeiro, que já estão juntos há cerca de cinco anos. “Não tivemos oportunidade de casar e agora estamos aproveitando. É um sonho antigo”, disse Warley.

Casal Warley de Souza e Cristina Silva Ribeiro aproveitou a cerimônia de

entrega da certidão de casamento para fazerem a troca das alianças

 

“O primeiro evento que realizamos em 2007 foi um sucesso absoluto. Foram 68 casais que participaram do casamento comunitário e mais de 20 mil pessoas que compareceram à Praça da Juventude para aproveitarem os serviços gratuitos”, disse o idealizador do projeto, o jornalista Souza Santana. . “Temos parceiros muito bons, como o Recivil, o mentor do projeto. As pessoas usarem de má fé com a população de Santa Luzia, pois desistiram de participar três dias antes do evento. Considero o evento um sucesso, dentro do possível, sem o apoio da prefeitura realizamos um ótimo atendimento”, completou Santana.

A previsão inicial para o evento Cidadania para Todos é que fossem oferecidos diversos serviços gratuitos à população, como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, entre outros serviços e atividades, que beneficiariam mais de 20 mil pessoas. A desistência da prefeitura em participar do evento prejudicou na realização desses serviços. O Recivil atendeu a todas as pessoas que compareceram no local do evento, emitindo os pedidos das segundas vias de certidões e promovendo a realização dos casamentos.  

Recivil também trabalhou nos pedidos de segundas vias de certidões

O RECIVIL deixa expresso seu agradecimento aos parceiros que brilharam durante a realização deste evento: à população de Santa Luzia, ao Jornal Grande Minas, Buffet Célia Bittencourt, Conselho de Segurança Pública, Conselho Tutelar de Santa Luzia, Explendore decorações, El Chadai Noivas, Instituto de Beleza Filadélfia, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Lamounier Cerimonial, Magazine Luiza, ONG Movimento Ação Solidária, ASCOBOM – Associação dos Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais e imprensa falada, escrita e televisada e às personalidades e autoridades presentes.