Os moradores da cidade de Santa Maria de Itabira atingidos pela enchente no mês de fevereiro começam nesta terça-feira (11) a adquirir a segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito. A ação é feita pelo Recivil por meio do Projeto Cartórios de Registro Civil Promovendo Cidadania.
A coordenadora de Projetos Sociais do Recivil, Leila Xavier, está na cidade para auxiliar no fornecimento dos documentos aos moradores. O atendimento acontece até quinta-feira.
A registradora civil do Cartório de Registro Civil e Tabelionato Ferreira do município, Kirley Cardoso Ferreira, informa que, no dia 21 de fevereiro, a enchente atingiu cerca de 3 mil pessoas e deixou seis mortos em Santa Maria de Itabira. Casas desabaram, as ruas ficaram cobertas de lama, houve deslizamentos de terra e quedas de árvore.
“Nem todos os atingidos perderam os documentos, mas é extremamente importante assegurar as certidões de quem não conseguiu resgatá-los dentro de casa. Assim que a cidade saiu da zona roxa da Covid-19, solicitamos o mutirão de atendimento ao Recivil”, conta.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil