Recivil e DEPEN levam o projeto Identidade Cidadã no Sistema Prisional para Porto Alegre

 

(Porto Alegre-RS) Na última quarta-feira (29/07), a coordenadora de projetos sociais do Recivil, Andrea Paixão, e o representante do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Leandro Zaccaro Garcia, se reuniram com registradores do Rio Grande do Sul para discutir a implantação, naquele estado, do projeto Identidade Cidadã no Sistema Prisional. O encontro aconteceu na sede do Sindiregis-RS.

 

Na ocasião, os registradores Romário Mezzari e Ricardo Kollet debateram sobre a logística do projeto piloto de documentação de presos, que será realizado na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, localizada na capital Porto Alegre.

 

Registradores do Rio Grande do Sul participam de reunião para a implantação do projeto

 

“Se existe um problema que envolva o registro civil ou a emissão de certidões de nascimento, somos nós que temos que resolver. Se nós não pudermos fazer isso, quem fará?”, declarou o registrador de Monte Negro, Romário Mezzari, representando o presidente da Arpen Brasil.

 

Além dos registradores e dos representantes do Recivil e do DEPEN, a reunião contou com a presença da diretora do departamento de tratamento penal da Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE-RS), Mara Minotto.

 

A diretora da Superintendência de Serviços Penitenciários, Mara Minotto, recebeu com entusiasmo a iniciativa e garantiu o apoio do órgão

 

“Esta é uma proposta para que tenha continuidade. Não é uma iniciativa pontual. Vamos seguir o exemplo para documentar as unidades prisionais de todo o estado”, disse Mara em meio aos debates.

 

No dia seguinte (30/07), Recivil e DEPEN visitaram a penitenciária onde será realizado o projeto e conversaram com a chefia de segurança e com os profissionais da área de assistência social da unidade. A reunião teve o objetivo de elaborar a logística do atendimento as presas.

 

DEPEN e Recivil se reuniram com agentes penitenciários e assistentes sociais da Penitenciária Madre Pelletier

 

O projeto de documentação será realizado nos dias 12 e 13 de agosto. A Penitenciária Madre Pelletier possui hoje aproximadamente 220 internas. 

 

Registradores Civis, DEPEN, SUSEPE e Recivil fecharam acordo para a realização do projeto piloto

 

 

Leia mais:

 

Projeto de documentação de presos se expande para todo o país. 

 

Complexo Penitenciário de Goiânia é a segunda unidade a receber projeto de documentação de presos

 

 

 

Fonte: Departamento de Comunicação do Recivil