Buritizeiro (MG) – Os cartórios de Pirapora e Buritizeiro juntamente com o Rotary Club promoveram, no dia 12 de abril, o mutirão da cidadania da cidade de Buritizeiro e região.
População se concentrou em frente ao local do evento
Esta foi a 18ª edição da Ação Rotária e o sucesso da ação foi destacado pelo presidente do Rotary Club de Buritizeiro, Waldirley Nogueira Lopes. “A cada ano o evento cresce e mais pessoas são ajudadas e assim atingimos o nosso objetivo que é trabalhar focado para a melhoria da nossa comunidade”. A divulgação do evento foi realizada pelos organizadores nos cartórios, em igrejas, comércio da região, centros de saúde, além de panfletos, rádios e televisão.
Presidente do Rotary Club de Buritizeiro (esq.) e demais autoridades presentes ao evento
As pessoas chegaram cedo a Escola Estadual Elisa Teixeira de Carvalho e formaram uma longa fila para aproveitar os serviços oferecidos, como pedidos de segunda via de documentos, cadastro do Bolsa Família, serviços do SINE, entre outros, que foram oferecidos gratuitamente à população.
A equipe de Projetos Sociais realizou mais de 200 pedidos de certidões, como o da moradora Maria José de Boaventura Silva, que viu o panfleto de divulgação do evento no Posto de Saúde. “Em uma viagem para visitar a minha família o tempo chuvoso acabou danificando as certidões das minhas duas filhas, então aproveitei o evento para renová-las”, informou.
O tradicional casamento coletivo foi dividido em dois ambientes da escola. Em uma sala, a oficiala de Buritizeiro, Neide Ester Soriano Carneiro de Abreu, informou que 25 casais participaram do casamento e que todos os custos com a cerimônia foram gratuitos.
Maria José Farias de Souza (oficiala substituta de Buritizeio), Neide Ester Soriano Carneiro de Abreu (oficiala de Buritizeiro) e a juíza de paz Marilaura Ribeiro Farias dos Santos
Na outra sala, a oficiala substituta de Pirapora, Eduarda Souza Lage, iniciou a cerimônia dos 22 casais falando a respeito da importância do casamento para a família e a sociedade. O casal João Alves Crisóstomo e Javasmira Carlos Mendes, que se casaram no religioso há 27 anos, aproveitou a cerimônia pra oficializar a união que já dura 32 anos. “No início ela que não queria o casamento no civil, mas eu tinha vergonha de usar o termo amasiado”, informou o noivo feliz pelo novo estado civil.
Casal João Alves Crisóstomo e Javasmira Carlos Mendes posa com uma das filhas antes da cerimônia
O oficial de Pirapora e um dos organizadores do mutirão, Salvador Tadeu Vieira, agradeceu o empenho de todos que trabalharam para que o mutirão acontecesse. A ação é uma parceria entre os cartórios de registro civil da Comarca de Pirapora, o Rotary Club e teve o apoio da prefeitura de Buritizeiro, do empresariado local e de instituições como a Polícia Civil com a emissão da carteira de identidade e o Recivil com a emissão de segunda via de certidões.
O oficial de Pirapora Salvador Tadeu juntamente com parte da equipe do Recivil e integrantes do Rotary
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil