Recivil participa de Ação Social no Bairro Cabana, em Belo Horizonte

Na última sexta-feira (24/11), a equipe de Projetos Sociais do Recivil participou da ação Grande Cabana com Vida, no bairro Cabana, em Belo Horizonte. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, por meio dos programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos.

Durante todo o dia, a equipe do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais – Recivil atendeu a população local orientando os cidadãos e procedendo ao requerimento de segunda via de certidão de nascimento, de casamento e de óbito. Ao todo foram 51 solicitações atendidas.

O atendimento contou com a participação da diretora do Recivil, Soraia Boan, que também responde pela diretoria de projetos sociais da entidade; da supervisora do setor, Leila Xavier; e da colaboradora Isadora Nunes.

“Levar os cartórios para as comunidades carentes é uma forma de aproximar as pessoas em situação de vulnerabilidade social de sua cidadania. Muitas vezes, a falta de uma certidão impede o cidadão de obter até mesmo um emprego ou o acesso aos serviços de saúde. Esse é o nosso papel aqui no evento, trazer de volta o direito à cidadania”, explica Soraia Boan.

Além dos atendimentos realizados pelos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais mineiros, a programação incluiu troca de lâmpadas e atualizações da Cemig; registro e atualização do Cadastro Único; orientação jurídica e serviço social pela Faculdade Anhanguera; divulgação de oportunidades de emprego do Sine e do Desenvolve Já; apresentação e divulgação das atividades pela Acessuas; encaminhamento de jovens para programas de aprendizagem e estágio do CIEE; redução de danos e prevenção de ists pelo programa De Mãos Dadas contra a AIDS da Prefeitura de Belo Horizonte; acompanhamento e orientações para pessoas que já passaram pelo sistema prisional pelo PrEsp; orientações sobre o trabalho do CEAPA com penas alternativas; divulgações de cursos do Trampolim e do grupo cultural de canto do Centro Juvenil; ações de redução de danos e divulgação do Arte na Saúde; atrações culturais e distribuição de brindes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil