Barbacena (MG) – Nos dias 5 e 6 de junho a cidade de Barbacena, na zona da mata em Minas Gerais, sediou a 30ª edição do Curso de Qualificação. Na ocasião foi ministrado o módulo de registro civil, que tem a duração de 16 horas/aula.
Cerca de 40 pessoas, entre Oficiais e Substitutos participaram do encontro que discutiu as principais leis que regem o trabalho dos Oficiais de Registro Civil no Estado. A aula ministrada pelo instrutor Helder da Silveira teve como temas principais os atos de registro de nascimento, casamento e óbito. O instrutor demonstrou aos alunos os principais erros cometidos pelos Oficiais na lavratura dos atos e levou modelos para servir de exemplo no trabalho diário das serventias.
O instrutor Helder ministra aula sobre o registro civil em Barbacena
“Achei a turma extremamente participativa, com muitos questionamentos principalmente no que diz respeito a averbações e registros de óbitos. A sala estava muito cheia. Tanto o 1° como o 2° Subdistritos de Registro Civil de Barbacena compareceram ao curso. Isso significa que a região foi bem atendida e que a população será beneficiada com isso. Com certeza o município de Barbacena ganhou muito com esse curso, e nós instrutores e funcionários do Recivil também aprendemos muito, pois nestes cursos acontecem inúmeras trocas de experiências”, explicou Helder.
A Diretora Regional do Recivil, Janete Kalil, Oficiala do 1º Subdistrito de Registro Civil das Pessoas Naturais de Barbacena, foi quem teve a iniciativa da realização do curso na região e fez questão de levar sua escrevente e uma auxiliar para a qualificação. Marta Elisa Teixeira Rodrigues, que trabalha no cartório há 8 anos gostou da experiência e conseguiu somar ainda mais aprendizado aos anos de experiência na função. “Foi muito bom. Esta foi a primeira vez que fiz esse curso e achei que me acrescentou muita coisa,” afirmou Marta Elisa.
A auxiliar do cartório de Janete, Daniela, que entrou há pouco tempo na serventia, também participou do curso e aproveitou a oportunidade para aprender sobre suas funções e o serviço prestado pelo registrador civil. “Foi bom demais, o professor é ótimo e sabe muito. Só tenho coisas boas para falar. Gostei de tudo, foi bem específico e ajudou demais no nosso trabalho,” comentou Daniela.
Ricardo Mendes tirou as dúvidas dos alunos sobre o Cartosoft
O supervisor de tecnologia da informação do Sindicato, Ricardo Mendes, aproveitou a realização do curso na zona da mata, onde grande parte dos Oficiais utilizam o sistema do Cartosoft, para tirar as dúvidas mais freqüentes referentes ao programa.“ A turma é bem curiosa, muitos já usavam o sistema, então só tiramos dúvidas e aproveitamos para aprofundar o conhecimento deles sobre o funcionamento do software”, contou Ricardo.
Ao final do curso os participantes participaram do sorteio de exemplares do novo compêndio, já atualizado.
Turma posa com os certificados após o encerramento do curso