Nos dias 23, 24 e 25 de maio, a equipe de projetos sociais do Recivil esteve nas cidades de Divisa Alegre, Itaobim e Padre Paraíso, para a realização de mais uma etapa do projeto social de documentação civil gratuita em parceira com o Ministério Público Itinerante (MPI).
O projeto do MPI visa atender municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Durante os três dias, o Recivil atendeu 377 pessoas. Todos os mutirões contaram com a participação dos registradores civis das cidades atendidas.
Para o oficial de Padre Paraíso, Diego Ferdinando Mendes Oliveira, esta foi uma oportunidade para que as pessoas tivessem acesso a seus direitos básicos.
O registrador de Padre Paraíso, Diego Ferdinando Mendes Oliveira ( blusa vinho) , com os colaboradores da serventia, Nardeli Esteves Siqueira, Miro Henrique de Almeida Esteves e Vanessa Soares Oliveira (substituta)
“A presença do Recivil em parceria com o Ministério Público Itinerante é de extrema e fundamental importância nesta cidade e região, onde se verifica um baixo Índice de Desenvolvimento Humano e dificuldade de acesso a justiça. Parcerias como esta, proporciona a população de baixa renda o acesso aos direitos básicos, e uma maior eficácia no exercício da cidadania e dignidade”, disse ele.
O registrador de Itaobim, Irênio de Jesus Fernandes Ribeiro, também participou do mutirão realizado em sua cidade. Para ele, o evento foi importante para a conscientização da população.
O oficial de Itaobim, Irênio de Jesus Fernandes Ribeiro, ajudou nos atendimentos à população
“Este evento foi muito importante para a sociedade local. A mobilização foi muito boa. Acredito que este tipo de ação faz que com as pessoas fiquem mais atentas em relação aos seus direitos e à importância de seus documentos. Entendo que projetos desse porte devem ser feitos para melhorar a vida do cidadão”, disse.
O distrito de Divisa Alegre também foi um dos atendidos. A registradora civil da cidade, Eliana Vitorina de Jesus Cascalho, achou positiva a participação do Recivil nesta parceria com o MPI, porque ela aproxima o Sindicato com os registradores de pequenos municípios.
A registradora de Divisa Alegre, Eliana Vitorina de Jesus Cascalho, acha positiva a participação do Recivil neste projeto do MPI
“Acho muito interessante essa parceria, pois ajuda a comunidade carente e aproxima o Recivil de nós oficiais, para que possamos dar opinião sobre nosso trabalho”, salientou a oficiala.
Veja os dados dos atendimentos desta etapa:
Divisa Alegre
39 certidões
12 retificações
Total – 51 atendimentos
Itaobim
136 certidões
10 retificações
Total – 146 atendimentos
Padre Paraíso
145 certidões
35 retificações
Total – 180 atendimentos
Total – 377 atendimentos
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Renata Dantas)