Recivil realiza segunda etapa do projeto Caravana da Inclusão Civil

Moradores das cidades de Serra dos Aimorés, Ouro Verde de Minas, Frei Gaspar, Nova Belém e São João de Manteninha se beneficiaram com a segunda etapa do Projeto Caravana da Inclusão Civil, que aconteceu entre os dias 16 a 23 de abril. 


Durante os dias do evento, foram oferecidos à população os serviços de registro civil, em parceria com os cartórios da região, e outros documentos e atendimentos, realizados através do programa Travessia, como carteira de trabalho e carteira de identidade. A Caravana da Inclusão Civil é uma parceria do Recivil com o Governo de Minas Gerais a partir da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que visa identificar e oferecer ao público do programa Bolsa Família e programa Travessia a documentação civil básica.



Para Luciana da Fonseca, Oficiala de Frei Gaspar, o evento foi importante


para as pessoas que não tem fácil acesso ao cartório


 


Somente os atendimentos realizados pelo Recivil totalizaram 937 pedidos de segundas vias de certidões e 44 registros tardios de nascimento. Uma das pessoas que conseguiu seu registro após 63 anos, foi José Lourenço Gavião, morador de Frei Gaspar. “Acho que agora eu sou gente”, disse ele. Para a Oficiala, Luciana da Fonseca, esta foi uma grande oportunidade para as pessoas que não têm fácil acesso ao cartório. “Achei maravilhoso, foi uma atitude muito importante, porque muitas pessoas não têm acesso aos documentos, e muitas estão me procurando até hoje para obterem o registro e outras informações. Desde o ano passado faço campanhas para divulgar a nova lei que trata do registro tardio, mas muitas pessoas não me procuram muito porque o acesso aqui é difícil, com o projeto ficou bem mais fácil”, contou.



José Lourenço Gavião conseguiu seu registro de nascimento após 63 anos


Na cidade de Ouro Verde de Minas muitos moradores também se beneficiaram com a ação social. Delmiro Felix, de 62 anos, e Joaquim Pereira, de 68 anos, fizeram seus registros tardios de nascimento no dia do evento realizado na cidade, 18 de abril, e, em seguida, os demais documentos. O município foi o que mais emitiu as segundas vias das certidões. Foram 281 no total. “Depois ainda continuamos fazendo as certidões durante toda a semana e atendemos inclusive as pessoas que não demos tempo de atender no dia”, contou a Oficiala Aurora Vieira de Araujo Dias.


Em Serra dos Aimorés, também tiveram casos de registro tardio. Um deles foi o de José Florindo de Paula, que aproveitou a oportunidade para tirar os outros documentos, como a carteira de identidade e a carteira de trabalho. A Oficiala Edna Gil Guimarães, que realizou o registro de nascimento de José Florindo, falou sobre o projeto. “Foi uma emoção muito grande, um trabalho maravilhoso, era tudo que eu estava querendo. O cartório se prontificou o tempo todo para atender e fazer todo o serviço. Foi a realização de um sonho”, contou Edna bastante feliz com a ação no município.



José Florindo mostra os documentos que adquiriu durante a ação que aconteceu em Serra dos Aimorés


O projeto ainda contou com o casamento comunitário realizado na cidade de Nova Belém, que oficializou a união de 19 casais carentes. “Foi muito bom. O trabalho do Recivil foi excelente, em parceria com o cartório e a prefeitura. Participamos da primeira etapa da Caravana da Assistência Social, em 2007, e agora também. Mas as pessoas querem mais outro projeto, porque a população aqui é muito carente”, disse o Oficial Pedro Paulo Reis.


Durante a ação no município, Pedro Paulo ainda fez o registro de nascimento de Paulo Soares da Silva, de 27 anos, e Denilson Rodrigues da silva, de 17 anos, que até então nunca tinham sido registrados.



Dezenove casais aproveitaram a oportunidade e se casaram durante o casamento comunitário em Nova Belém


Em São João do Manteninha, foram realizados 31 registros tardios de nascimento, grande parte deles de ciganos. A Oficiala Substituta, Edna Maria Severiano, fez todos os registros. “Achei que foi muito válido para as pessoas que não tem documentos e precisavam”, contou Edna.



Em São João do Manteninha, ciganos mostram as certidões de nascimento obtidas pela primeira vez


 


Veja as próximas etapas da Caravana da Inclusão Civil:


 






























ETAPA


DATA INICIAL


DATA FINAL


MUNICÍPIOS


3ª etapa


14/05


21/05


Caraí, Catuji, Itaipé, Novo Oriente de Minas, Pavão


4ª etapa


16/06


26/06


Virgem da Lapa, José Gonçalves de Minas, Berilo, Francisco Badaró, Jenipapo, Chapada do Norte


5ª etapa


29/07


07/08


Itinga, Padre Carvalho, Cristália, Botumirim, Itacambira


6ª etapa


01/09


11/09


Pote, Ladainha, Novo Cruzeiro, Angelândia, Aricanduva, São Gonçalo do Rio Preto