Região Norte (MG) – Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, a equipe de projetos sociais do Recivil viajou para a região Norte de Minas Gerais para a realização da última etapa do projeto social em parceria do MP itinerante.
As cidades beneficiadas durantes esta etapa foram Cônego Marinho, Pedras de Maria da Cruz e Lontra. No total, 164 pessoas foram atendidas durante os três dias de mutirões.
A primeira cidade a ser visitada pela equipe foi Cônego Marinho, que atendeu 29 pessoas. Para Deborah de Cassia Cordeiro, registradora de Cônego Marinho, o projeto foi importante visto a carência do município. “Acho muito importantes essas ações sociais para ajudar o povo mais carente. A nossa região é muito carente e ampla. Muitas pessoas necessitam do trabalho do Registro Civil, às vezes para segundas vias de certidão, casamento gratuito, conversão de união estável em casamento e etc”, explicou ela.
A registradora de Cônego Marinho, Deborah de Cassia Cordeiro, e sua colaboradora Ana Angélica Cardoso, participaram do atendimento a 29 pessoas do município.
Na sequência, a equipe do Recivil se locomoveu para a cidade de Pedras de Maria da Cruz, localizada também na região Norte, a 113 km de Cônego Marinho. No segundo dia de mutirão, o Recivil atendeu 55 pessoas.
No município, o morador Fábio Antunes Gusmão solicitou a segunda vida da certidão, necessária para o reconhecimento de paternidade de seu filho, que está com de um ano e meio de idade e morando em São Paulo. Fábio aproveitou também solicitar a segunda via da carteira de identidade.
Fábio Antunes Gusmão recebe a segunda via da certidão de nascimento pelas mãos da oficiala de Lontra. O documento será usado no reconhecimento de paternidade do seu filho.
“Esse projeto se mostrou muito importante para as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica da nossa cidade, dando a estas pessoas direito à gratuidade em vários documentos, propiciando condições para que o indivíduo construa sua cidadania”, declarou Clêudia Mendes Moreira, oficial substituta de Pedras de Maria da Cruz.
O último distrito a ser visitado pela equipe foi Lontra, onde 80 pessoas foram beneficiadas pelo projeto.
Clêudia Mendes Moreira, oficiala substituta de Pedras de Maria da Cruz.
Para a registradora civil da cidade, Maria Lúcia Abreu Rodrigues, “o projeto é de extrema importância para a região, colaborando para sanar os problemas dos cidadãos, beneficiando a sociedade com acesso gratuito a diversos serviços e facilitando o a relação da população com a justiça.”
Só em 2017 o Departamento de Projetos Sociais no projeto MP Itinerante visitou 18 municípios e realizou 1.346 atendimentos.
Equipe do Recivil atendeu 55 pessoas em Pedras de Maria da Cruz.
Para Leila Xavier, organizadora da equipe de projetos sociais, a participação do Recivil na execução do projeto MP Itinerante em 2017 propiciou a transformação da realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“O Recivil ajudou a transformar em parte a vida dos cidadãos nos municípios visitados e resgatou a cidadania por meio da documentação, tendo em vista que a certidão viabiliza o acesso aos demais documentos, programas sociais, cursos educacionais e profissionalizantes, benefícios previdenciários, entre outros. O resultado exitoso deste projeto deveu-se à participação e apoio dos oficiais de registro civil que também vislumbraram a importância da parceria do Recivil com o Ministério Público, para a promoção da cidadania, contribuindo assim com o desenvolvimento humano e social”, declarou ela.
O organizador do projeto MP Itinerante, Allec Vieira, já se prepara para os eventos de 2018. “Foram 18 distritos visitados, com resultado efetivo em especial nos municípios de baixo IDH de Minas Gerais. Atendemos as regiões mais carentes do Estado, como o Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas, Centro- Oeste e Vale do Rio Doce. Nosso levantamento é muito positivo, mais um ano de parceria nesse projeto e já temos perspectiva para 2018. O calendário está praticamente pronto para visitar mais 18 cidades em 2018.”
A equipe de Projetos Sociais do Recivil visitou em 2017 os municípios de Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Divisa Alegre, Itaobim, Padre Paraíso, Jenipapo de Minas, Virgem da Lapa, Senador Modestino, São José do Divino, Pescador, Marilac, Palmópolis, Rio do Prado, Umburatiba, Cônego Marinho, Pedras de Maria da Cruz e Lontra.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Renata Dantas)