Recivil viabiliza participação do Piauí no XV Congresso Nacional

Concretizando a iniciativa pioneira da Arpen Brasil em promover o patrocínio de estados menos sustentáveis por estados mais estabelecidos economicamente, o Sindicato dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), por intermédio de seu presidente, Paulo Risso, viabilizou a participação do Estado do Piauí no XV Congresso Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Trata-se de uma atitude muito positiva e também muito bem vista pelo presidente da Arpen Brasil. “Idealizamos essa alternativa com o intuito de ouvirmos e de sermos ouvidos por todos os estados brasileiros, fazendo com que todas as nossas lutas em prol do cidadão sejam baseadas em um consenso nacional”, explicou o presidente da Arpen-Brasil, José Emygdio de Carvalho Filho, em janeiro deste ano, em reunião da entidade realizada em Brasília, onde ficou estabelecida a iniciativa.

O Estado nordestino teve o Fundo para Restituição dos Atos Gratuitos regulamentado por Lei Estadual em 2006, o que não possibilitou a sustentabilidade da categoria até o presente momento. São, aproximadamente, 350 cartórios distribuídos pelo Piauí, ressaltando-se que grande parte dos cartórios desse Estado é voltada exclusivamente ao Registro Civil das Pessoas Naturais.

Com o objetivo de representar os registradores civis piauienses no XV Congresso Nacional, a Arpen Brasil convidou a oficiala de registro civil de Parnaíba e presidente da Arpen-PI Maria Auxiliadora Furtado Baluz para participar do evento e dar a sua contribuição para a classe.

Para a registradora, a satisfação em participar do Congresso é realmente muito grande e o sentimento de gratidão realmente verdadeiro. “Dificilmente o meu Estado conseguiria arcar com os custos relativos a esta viagem, embora o interesse e a vontade fossem realmente genuínos. Sou muito grata a Arpen Brasil e ao Recivil por essa oportunidade. Sem dúvida, será um Congresso realmente produtivo, a se levar pelos anos posteriores”, declarou a presidente da Arpen-PI.

Quem também se mostrou muito satisfeito por colaborar com a empreitada foi o presidente do Recivil, que destacou a importância de se viabilizar a participação dos estados menos favorecidos economicamente em um evento deste porte e com objetivos tão comuns a todos os registradores brasileiros. “Essa é uma iniciativa essencial. Digamos que seja uma matemática em prol da categoria. Fico feliz por ter concedido essa oportunidade ao Estado do Piauí”, concluiu.

O referido patrocínio citado consiste no pagamento de despesas relativas a passagem aérea, hospedagem e inscrição para um representante do estado que estará sendo contemplado.

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, Arpen-BR, na condição de entidade representativa de registradores civis de todo o país, acredita que o sucesso deste evento resida na participação maciça de profissionais oriundos de todos os estados brasileiros.

 

Fonte: Arpen Brasil