Registre-se: Segundo dia tem o Registro Civil como ferramenta para mudar realidades

Todo o potencial do RCPN foi evidenciado durante o segundo dia do Registre-se

O atendimento à população de rua continuou a todo vapor, no segundo dia da 1ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!” em Minas Gerais. Os 97 atendimentos realizados em Belo Horizonte, no Uai da Praça Sete, duraram no máximo de 5 minutos de atendimento nos guichês do Recivil e ocorreram de 8h às 12h.

A ação, iniciada segunda-feira (08/05), continuará nos mesmos horários durante esta semana até sexta-feira (12/05) com a participação do Recivil e mais 12 instituições no Uai da Praça Sete.

Através do Registre-se, diversas pessoas terão acesso a serviços de assistência social, como é caso de Eliana Baracha, que veio de Diamantina em busca da segunda via de certidão de nascimento. “Sou considerada brasileira, gente normal, tenho que ter os documentos. Também acredito que com a documentação posso conseguir os auxílios sociais”, disse.

Eliana Baracha

A ação também renovou a esperança da população de rua em reingressar no mercado de trabalho. Foi com esse objetivo que Cleider Antônio Guimarães, atualmente morador de um albergue em Belo Horizonte, reemitiu a certidão de nascimento. “Já tirei a segunda via do RG, que muito importante para conseguir um emprego. Sem identidade a gente não prospera”, contou.

Cleider Antônio Guimarães

Cidadão de diversos estados buscaram os serviços do registro civil mineiro, entre eles Luiz Henrique Vieira Filho de Bacabal (MA). O homem saiu da sua terra natal para trabalhar.

“Um cidadão me trouxe para cá para trabalhar, retirou meus documentos e me deu um documento falso para que eu fosse retirar um benefício para ele. Só que não consegui, quando cheguei no banco fui preso por um mês e três dias”, narrou Luiz foi em busca da documentação necessária para voltar ao Maranhão.

Luiz Henrique Vieira Filho

Integraram a equipe de atendimento a diretora do Recivil, Soraia Boan, além dos setores de Projeto Social, Recompe e TI. Também compuseram  a infraestrutura do registro civil os cartórios do 1º, 2º, 3º e 4º Subdistrito de Belo Horizonte, além dos cartórios do Barreiro e de Sabará.

Plataforma Online

Para a ação, foi criada uma plataforma de mesmo nome “Registre-se”, através da mesma a equipe de atendimento envia os pedidos de emissão de segundas vias aos cartórios.

Todos os cartórios podem auxiliar na prestação dos serviços em Minas Gerais, através da plataforma. Segundo Soraia, “para contribuir basta consultar constantemente a aba ‘Registre-se’ dentro CRC Nacional, assim teremos mais sucesso nos atendimentos para os que residem no nosso estado e para aqueles que são de outras partes do Brasil”.

A rotina na Semana Nacional do Registro Civil tem sido bastante agitada. “Solicitamos certidões do Brasil inteiro pela plataforma e reforçamos o pedido por meio de ligação. Em seguida, aguardamos o retorno dos cartórios para poder fazer a emissão e entregar para a população de rua”, informou Cristiano Paulino Faustino, colaborador do 2º Subdistrito de Belo Horizonte.