TJ do Rio realiza mais um casamento comunitário para 39 casais

O Tribunal de Justiça do Rio realizará, neste sábado (dia 30 de junho), mais um Casamento Comunitário. O evento acontecerá às 16h, no Auditório Antonio Carlos Amorim, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). A cerimônia contará com a presença de 39 casais e será celebrada pelo juiz Geraldo Carnevale. Contará também com a presença da idealizadora do projeto, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

O “Projeto Casamento Comunitário” vem acontecendo desde 2005, com pelo menos duas cerimônias de casamentos civis ao ano, já tendo contemplado cerca de 300 casais. A última cerimônia ocorreu em 08 de dezembro do ano passado. Os padrinhos simbólicos serão o casal Clarinda e José Carlos Balbino de Freitas. Clarinda fez parte da 4ª Turma do “Projeto Justiça Cidadã”. O ministro eucarístico José Francisco Pinto de Souza fará um discurso, respeitando as religiões múltiplas de todos os participantes.

Os casais dessa edição são moradores de bairros das Zonas Norte e Oeste da cidade e foram selecionados de acordo com critérios de menor renda e maior tempo de convivência em comum. Em parceria com a Defensoria Pública, eles foram também encaminhados para que os defensores fornecessem ofícios de gratuidade das taxas para casamento. Todos passaram antes por processos de habilitação nos cartórios da 13ª e da 14ª Circunscrição de Registro Civil, dependendo do seu local de moradia.

Dentre os noivos, temos o casal Tânia Mara (43 anos) e Edson (46) que resolveram oficializar a sua união depois de 24 anos de vida em comum e três filhos, sendo que um deles nasceu antes mesmo de eles coabitarem. Outro exemplo é o do Gecílio (64 anos) e da Rosineti (36) que também resolveram regularizar a sua situação matrimonial, apesar da diferença da idade e de viverem juntos há nove anos.

O processo de seleção dos casais vem ocorrendo desde março deste ano. De quase 100 casais inscritos, 39 apresentaram a documentação necessária de maneira regular e participarão da cerimônia. O evento é organizado por servidores do Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais do TJ. Contará ainda com o apoio da ASSIM, que disponibilizará uma UTI móvel, à disposição durante toda a cerimônia; e da Universidade Estácio de Sá/Faculdade de Gastronomia, que fará um bolo.

Os noivos receberão ainda cestas básicas oferecidas pela Amaerj e a música do casamento, que será ao vivo, é um presente da Mútua dos Magistrados. Os casais terão direito também a festa com refrigerantes e salgados, além de buquês e maquiagem para as noivas.

 

Fonte: TJ RJ