17º Encontro Estadual de Notários e Registradores de MG reúne profissionais de todo o Brasil

O 17º Encontro Estadual de Notários e Registradores de Minas Gerais que, este ano, teve como tema “Os desafios da Atividade Notarial e Registral nos 20 anos da Constituição da República”, contou com expressiva participação da categoria, em Belo Horizonte. As salas do Hotel Dayrell, na região central da capital mineira, foram palcos de diversas palestras e debates que seguiram durante os três dias do evento, entre os dias 28 e 30 de agosto.

Um dos eventos mais importantes da categoria em Minas, o Encontro foi um grande momento de integração dos profissionais não só de Minas Gerais, mas de várias regiões do Brasil, e ofereceu aos participantes uma excelente oportunidade para aperfeiçoar os conhecimentos e se atualizar sobre as novidades do setor. O 17º é uma realização da SERJUS-ANOREG/MG, com o apoio do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais – Recivil.

Na sua mensagem aos participantes do Encontro, o presidente da SERJUS-ANOREG/MG, Roberto Andrade, fez um balanço das atividades da Associação, nos últimos 18 meses, e citou os avanços que ocorreram em vários projetos conduzidos pela categoria. Destacou, ainda, como a SERJUS-ANOREG/MG estabeleceu um contato maior com os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de proporcionar a atualização profissional de seus associados com apoio aos encontros e o desenvolvimento de cursos. “Não há um só tema de relevância para a categoria que não tenha recebido por nós a devida acolhida e a necessária ação”, destacou o presidente da SERJUS-ANOREG/MG.

Presenças

A solenidade de abertura contou com as presenças das seguintes autoridades e lideranças: Dr. Maurício Leonardo – presidente do Conselho Diretor da SERJUS-ANOREG/MG, Vice-presidente da Anoreg-Brasil, representando o seu presidente Dr. Rogério Portugal Bacellar; o Desembargador Mauro Soares, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Dr. Ronaldo Claret de Moraes, Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, representando o Desembargador José Francisco Bueno, Corregedor-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais; Deputado Estadual Domingos Sávio, Líder da Maioria na Assembléia Legislativa de Minas Gerais; o presidente do Recivil, Dr. Paulo Risso; o presidente da ASSOTAP/MG – Associação dos Tabeliães de Protestos do Estado de Minas Gerais, Dr. Evérsio Donizete de Oliveira; a presidente do Instituto dos Registradores de Títulos e Documentos do Estado de Minas Gerais e Diretora da SERJUS-ANOREG/MG – Dra. Vanuza de Cássia Arruda.

Homenagens

A abertura do 17º Encontro Estadual de Notários e Registradores de Minas Gerais, realizada na manhã de quinta-feira (28.08), foi marcada pela emoção e por homenagens. No primeiro dia do Encontro a Associação abriu espaço para reverenciar personalidades que contribuem ou que contribuíram para o desenvolvimento da atividade em Minas e no Brasil.

Dr. Ari Álvares Pires Neto, Diretor da SERJUS-ANOREG/MG, coordenou a entrega da Comenda “Tabelião Antônio Albergaria”, honraria máxima distribuída pela associação, e falou um pouco sobre os homenageados e da importância de seus esforços para a categoria dos notários e registradores de Minas Gerais.

Finalizando as atividades de abertura do Encontro, o Dr. João Marques de Vasconcelos, Titular do Serviço do Registro de Imóveis de Contagem/MG, Professor de História e Teoria do Direito Constitucional Brasileiro, falou sobre o tema “Os 20 anos da Constituição Federal”. De uma forma espontânea e bem humorada, o Dr. João Marques cativou a todos os presentes, esclarecendo as interpretações de diversas leis e fazendo referências às atividades notariais e registrais ao longo da história.

Palestras e Plenárias

No segundo dia de atividades do 17º Encontro Estadual de Notários e Registradores de Minas Gerais, na sexta-feira (29.08), contou com diversas palestras e plenárias simultâneas.

Os participantes lotaram as salas que tiveram a presença de palestrantes como Dr. José Flávio Bueno Fischer, Presidente do Colégio Notarial do Brasil, Dr. João Pedro Lamana Paiva e o Dr. Francisco José Rezende dos Santos, que lançou seu livro “Direito Registral Imobiliário: A transmissão de imóveis nas fusões, cisões e incorporações de Sociedades Anônimas”, no primeiro dia do evento.

Questões importantes sobre a informatização dos procedimentos técnicos e a digitalização dos documentos de registro foram destaques na Plenária de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas no segundo dia do Encontro. Novidades dessas tecnologias como o Programa Prolex RTD e a apresentação sobre o “Cadastro Sincronizado: Os Cartórios de Pessoas jurídicas como Deferidores do CNPJ” puderam ser discutidas com clareza, oferecendo informações essenciais aos profissionais presentes.

Na Plenária de Tabelionato de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais foi ministrada a palestra “Cancelamento por Carta de Anuência Expedida por Pessoa Jurídica”, que teve como destaque a apresentação do Dr. José Flávio Bueno Fischer que falou sobre os desafios e procedimentos dos Tabelionatos, provocando a reflexão e oferecendo soluções modernas para o ambiente de trabalho dos profissionais do setor. À mesa estavam presentes a Dra. Simone Eberle e o Dr. João Teodoro da Silva que fizeram parte do debate. A palestra aconteceu em conjunto à Plenária de Tabelionato de Protesto, dando início ao IX Ciclo de Estudos de Protesto com o tema: Cancelamento.

Sessão de “tira-teimas”

Na manhã de sábado (30.08), os participantes do 17º Encontro Estadual de Notários e Registradores de Minas Gerais aproveitaram para levantar questões e tirar dúvidas nas diversas Plenárias do Encontro. Os debates e “tira-teimas” aconteceram de forma simultânea nas quatro salas do Hotel Dayrell.

No esclarecimento de dúvidas sobre Tabelionato de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais contou com a palavra do Dr. Nilo Nogueira, Dr. Carlos Alberto Fagundes Amaral, Dr. Maurício Leonardo, Dra. Maria Candida e a Dra. Beatriz Marinho Teodoro que contribuíram de forma enriquecedora para o cotidiano dos tabeliães, registradores e profissionais da área. Todos os presentes se manifestaram ativamente fazendo perguntas e discutindo sobre os problemas recorrentes no cotidiano dos cartórios.

“O Encontro Estadual foi excelente e superou todas as expectativas, tivemos um grande número de inscritos e as palestras e debates foram de alto nível, com temas bastante instrutivos. A participação do público foi enorme” relatou o Dr. Roberto Dias, Presidente da SERJUS-ANOREG-MG. O Dr. Roberto lamentou, no entanto, a ausência de diversos profissionais que não aproveitaram uma excelente oportunidade para se reciclar e ampliar os seus conhecimentos.

“Foi um sucesso, pois o Encontro atraiu não só pessoas de Minas Gerais, mas de todo o Brasil. Grandes nomes da classe estiveram aqui, registradores reconhecidos e prestigiados de nível nacional” exclamou o Dr. Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, Registrador de Imóveis e Tabelião de Notas e Protesto do 2º Ofício de Teresópolis/RJ.