Seis municípios da Baixada Maranhense irão receber benefícios da Campanha pela Erradicação do Sub-registro. Em Bequimão, São Vicente Férrer, São Bento, Cajapió, Bacurituba e Palmeirândia, as ações vão abranger das sedes das comarcas a localidades próximas.
De acordo com informações da secretaria judicial de Bequimão, a reunião sobre a adesão à campanha ocorre hoje, 24, no Fórum Des. Juvenil Amorim Ewerton, às 13h30, a ser presidida pelo juiz Márcio Aurélio Cutrim Campos, titular da comarca de Alcântara, e respondendo pela comarca de Bequimão.
Em São Vicente Férrer, o juiz Jairon Ferreira de Moraes, também respondendo pela comarca de São Bento, afirmou que as reuniões estão bem avançadas e que as equipes da prefeitura devem começar o mapeamento da população nos próximos dias. O trabalho vai atingir ainda os municípios de Cajapió (termo judiciário de São Vicente Férrer), Bacurituba e Palmeirândia (termos de São Bento).
“Somente depois da coleta de dados é que saberemos os locais de montagem de postos de atendimento à população. O objetivo é reduzir ao máximo o número de pessoas que não tem o registro de nascimento”, explica o juiz.
A Campanha pela Erradicação do Sub-registro no Estado é uma parceria da Corregedoria Geral de Justiça, Ministério Público, prefeitura (agentes de saúde), e Secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Cidadania (Programa Viva Cidadão). Correios e Unesco também estão engajados na campanha.
Fonte : TJ-MA