Caratinga recebe 6ª edição do curso de Cartosoft e Informática

A cidade de Caratinga, localizada na região leste do Estado de Minas Gerais, recebeu, nos dias 1 e 2 de maio, a 6ª edição do curso de Cartosoft e Informática, que contou com a presença de 43 participantes.

A abertura do curso foi realizada pela Oficiala de Registro Civil de Caratinga e diretora do Recivil, Adriana Patrício dos Santos Teixeira, e pelo presidente do Sindicato, Paulo Risso, que falou sobre o trabalho que vem fazendo à frente do Recivil. “Nós do Recivil, quando começamos a trabalhar, nem imaginávamos que iríamos chegar aonde chegamos. A capilaridade dos cartórios é a maior que existe no Brasil, temos representantes em cada lugar, em cada município e distrito, e temos que fazer valer esta nossa força”, disse.

A Oficiala Adriana Patrício dos Santos Teixeira fez a abertura da 6ª edição do curso de Cartosoft e Informática

Segundo ele, os cursos que o Recivil vem fazendo por todo o Estado estão beneficiando os Oficiais e funcionários dos cartórios de Registro Civil, que estão se aprimorando e se qualificando.  “Esta é a sexta edição do curso do Cartosoft, e já fizemos mais de 25 Cursos de Qualificação, tanto o de registro civil quanto o de notas, e com isso estamos qualificando, aprimorando, levando a uniformidade do trabalho às serventias”, completou Risso.

Paulo Risso falou aos presentes sobre as vantagens dos cursos oferecidos pelo Recivil

A diretora do Recivil também falou sobre os serviços prestados pelos cartórios. “A opinião pública é muito importante sobre os nossos serviços, e a população considera os nossos serviços como confiável, portanto, temos que fazer com que esta confiança continue sendo depositada nos cartórios”, disse Adriana durante a abertura do curso.

Logo em seguida, o analista de desenvolvimento do Recivil, Deivid Almeida, iniciou as exposições sobre o Cartosoft falando sobre as funcionalidades do sistema. Os alunos acompanharam as explicações na prática, por meio de notebooks e puderam tirar todas as dúvidas na hora. O curso teve também a presença do supervisor geral de TI, Jader Pedrosa, do administrador de rede, Ricardo Mendes, que auxiliaram os alunos nas dúvidas que tiveram durante as explicações sobre o sistema, e do técnico em informática, Carlos Rafael Medeiros, que expôs as vantagens da Intranet aos participantes do curso.

Quarenta e três participantes acompanharam as explicações do instrutor Deivid Almeida sobre o Cartosoft

Este foi o caso do Oficial do Registro Civil e Tabelionato de Notas de São João do Manhuaçu, Marcos de Lima Dornelas, que viu no curso uma oportunidade para tirar as dúvidas que tinha sobre o sistema. “Tinha o Cartosoft instalado, mas eu tinha dificuldade de manusear, e dificuldade, principalmente, quanto à confecção do livro. Hoje, no cartório, os registros nos livros são feitos à mão ainda, mas já estou me preparando para fazer pelo Cartosoft”, contou.

O técnico em informática, Carlos Rafael Medeiros, explicou sobre a Intranet durante o curso em Caratinga

Segundo Marcos, apesar de oferecer muita informação, o curso ajuda bastante para o dia-a-dia do cartório. “O curso foi muito bom, me ajudou muito. Tinha muitas dúvidas sobre o programa, agora estou tendo várias informações, principalmente sobre as datas de entrega dos relatórios. Se não fossem vocês para passarem as novidades em relação à legislação seria difícil termos acesso a isso. O Recivil ajuda muito nessa questão”, concluiu.

As obrigações do registrador civil, os novos modelos de certidões e o Provimento nº 197/CGJ/2010, que determina o envio à Defensoria Pública do Estado os dados relativos aos registros de nascimento sem a indicação do pai, também foram assuntos expostos durante o curso em Caratinga pelo advogado Felipe Mendonça.

Os novos modelos de certidões foram alguns dos assuntos abordados pelo advogado do Recivil

Ao final do evento, os participantes receberam os certificados de participação e foram distribuídos 10 cd’s de instalação do Cartosoft para as serventias que ainda não possuíam o sistema.

“O curso foi excelente. Abordei um módulo que é muito interessante e muito útil, que é o editor de modelos. Através dele é possível editar e criar modelos de documentos utilizados pelo Cartosoft. Outro assunto abordado foi sobre o controle de selos, em que foi ensinado como cadastrar lotes de selos, registrar ato, cancelar, estornar e emitir os relatórios de todo o estoque”, explicou o instrutor do curso, Deivid Almeida.
 

Alunos posam com os certificados após término do curso