Uma comitiva de deputados estaduais da Bahia visitou o Recivil na última semana. Os deputados fazem parte do grupo que trabalha para que o Projeto de Lei 18.324/2009 seja votado ainda no início do próximo mês. O PL regulariza a privatização de cerca de mil e 600 cartórios extrajudiciais baianos e entrou na pauta da Assembléia Legislativa da Bahia no último dia 4 de julho.No entanto, antes da votação do referido projeto, os deputados decidiram conhecer o funcionamento das serventias privadas em funcionamento em outros estados.
Os deputados visitarão algumas capitais brasileiras onde os serviços cartorários são prestados em regime privado. A primeira capital visitada foi Belo Horizonte, em Minas Gerais.
No último dia 14 de julho, a comitiva desembarcou na capital mineira e seguiu para uma audiência com o corregedor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o desembargador Antônio Alvin Soares. Pela tarde, os deputados visitaram o Cartório de Registro Civil e de Notas do Parque Industrial, no distrito de Contagem, acompanhados pelo Oficial Nilo de Carvalho Nogueira. Ao final da visita, os deputados se reuniram na sede do Recivil para conhecer o funcionamento do sindicato.
Cinco deputados baianos participaram das visitas em Minas Gerais, o relator do projeto, Deputado Zé Raimundo (PT), o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Deputado Zé Neto (PT), além dos deputados Joseildo Ramos (PT), Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e Elmar Nascimento (PR).
O próximo Estado a ser visitado pela comitiva será São Paulo. A viagem está prevista para o próximo dia 19 de julho.
Diretores do Recivil recebem a comitiva de deputados baianos e apresentam a sede do sindicato