Gestão Cartorária é debatida na Bahia

Salvador (BA) – Na sexta-feira, dia 9 de março de 2012, os registradores e notários da Bahia participaram, no hotel Pestana, em Salvador, de uma palestra sobre Gestão Cartorária ministrada pela tabeliã do 1º Oficio de Notas de São Jose dos Campos (SP), e também presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg-SP), Laura Visssoto. A palestra fez parte da programação do Curso de Qualificação em Direito Notarial e de Registro realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg Brasil).

Os cartórios baianos foram privatizados recentemente e, por este motivo, a palestrante encontrou uma plateia ansiosa e atenta a cada palavra. Laura iniciou sua apresentação falando sobre a importância da qualidade no atendimento prestado pelas serventias, principalmente no tabelionato de notas, onde existe concorrência. Durante todo o tempo de sua palestra, Laura deu exemplos usados em seu próprio cartório.

Laura falou que a qualidade no atendimento é o que faz com que a população acredite e confie no trabalho prestado pelos notários e que a maior prova desta confiança foi a criação da Lei 11.441, que trata sobre o divórcio no extrajudicial. 

A presidente da Anoreg-SP, Laura Vissoto, falou aos registradores e notários baianos sobre gestão cartorária

“O maior reconhecimento da sociedade de que prestamos um bom serviço foi a Lei 11. 441. São quase 200 mil processos em São Paulo, que poderiam ser do Judiciário e foram feitos pelo tabelião de notas. São exemplos de como podemos ser úteis para a sociedade e desafogar o Judiciário”, exemplificou Laura.

Para ela é essencial que o notário e o registrador percebam a importância do seu papel neste processo.  “As pessoas procuram o cartório não porque elas querem, mas porque precisam, então temos que atendê-las bem. Para a gente parece simples fazer a escritura de uma casa, de um  imóvel, mas para aquela pessoa pode representar a economia de toda uma vida, de toda uma família. Temos que ter toda cautela e atenção necessária. Temos que ter a consciência da importância do que estamos assumindo”, continuou.

Para a prestação de um trabalho com qualidade a palestrante deu aos presentes diversas dicas para a gestão de suas serventias. Primeiramente ela chamou a atenção para os direitos e deveres dos titulares, que a partir de agora não estão mais sob a tutela do Estado.  Em seguida, explicou sobre a correta cobrança dos emolumentos, assim como a importância do pagamento das taxas e tributos devidos, em dia e em conformidade com as leis e normas do Estado.

Mais a frente, Laura deu dicas sobre gestão de pessoas, organização de ambientes, de acervo e documentação.

 “É importante a atenção dos senhores para a escolha da localização do imóvel, olhando a segurança da região, e se existe meio de transporte para se chegar ao local. Ter um  estacionamento próximo também ajuda o cliente. Verifiquem a movimentação das serventias dos senhores antes de escolher o  tamanho do imóvel,  e tenham os espaços divididos por atos.  O arquivo deve ser  seguro e com acesso restrito”, explicou.

Laura Vissoto deu dicas para um atendimento de qualidade nos cartórios da Bahia

Ao final da explanação, a presidente da Anoreg-SP deixou a dica. “Já que o preço é tabelado, o diferencial está na qualidade, na rapidez, na estrutura e na localização da serventia”, completou.

Após a explanação, Laura Vissoto distribuiu cartilhas com artigos sobre gestão cartorária e qualidade no atendimento.