Curso de Cartosoft registra público recorde

Juiz de Fora (MG) – O primeiro curso de Cartosoft e Informática do ano de 2013 teve recorde de público. Entre antigos oficiais, registradores civis que assumiram as serventias recentemente e funcionários da região da Zona da Mata mineira, o curso contou com a presença de 59 pessoas.

Mais de 50 pessoas acompanharam as explicações sobre o Cartosoft

O evento realizado pelo Recivil aconteceu na cidade de Juiz de Fora, no Hotel Ritz Plaza, nos dias 23 e 24 de fevereiro, e foi ministrado pelo analista de desenvolvimento do Sindicato, Deivid Almeida. O instrutor apresentou os módulos do Cartosoft e mostrou na prática os procedimentos para realizar todas as atividades diárias de uma serventia de registro civil, como registro de nascimento, casamento e óbito, emissão de segundas vias de certidões, envio de relatórios obrigatórios, controle de selos, entre outros.

Já o supervisor geral de TI, Jader Pedrosa, falou das novidades do departamento, como o sistema que permite a emissão da certidão de nascimento nas maternidades e que já foi apresentado à Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (CGJ-MG). Ao falar do ambiente seguro que o sistema foi desenvolvido, Jader aproveitou para explicar sobre a importância da certificação digital e os tipos de certificados existentes.

Supervisor geral de TI do Recivil apresentou as novidades desenvolvidas pelo departamento

Outra novidade apresentada durante o curso foi o “Cartório Virtual”, sistema que permite ao cidadão solicitar a segunda via de sua certidão em qualquer cartório. “Se preparem, é uma realidade em outros estados e em breve será implantado em Minas Gerais”, alertou o supervisor geral.

Durante o curso, os alunos aproveitaram para esclarecerem dúvidas jurídicas com a advogada Flávia Mendes, que falou das alterações da Lei 15.424/04 que entraram em vigor no início do ano em função da Lei 20.379/12, principalmente em relação ao casamento, arquivamento no registro civil e emprego dos selos de fiscalização.

A advogada Flávia Mendes falou das alterações da Lei 15.424/04 que entraram em vigor no início do ano

Além da participação nos cursos, os registradores civis que possuem o Cartosoft ou aqueles que têm interesse em adquiri-lo, podem obter mais informações sobre o sistema por meio do chat online – disponível no site www.cartosoft.com.br -, por email (cartosoft@recivil.com.br), por telefone e até mesmo pessoalmente com os atendentes do help desk do Recivil.

O próximo curso do Cartosoft será realizado nos dias 8 e 9 de março, em cidade ainda a ser definida.

Primeiro curso do ano aconteceu na cidade de Juiz de Fora e reuniu antigos oficiais e aqueles que assumiram recentemente