Primeiro casamento homoafetivo de BH será formalizado hoje

A Justiça autorizou a união no dia 26 de fevereiro.


Às 15h desta terça-feira (16), Belo Horizonte vai realizar o primeiro casamento homoafetivo. O consultor de negócios Carlos Eduardo Guimarães de Oliveira, 31 anos, e o analista de TI Jorge Chediack Miguel, 30, vão se unir no cartório do 2º Subdistrito de Registro Civil da capital mineira.
 
A decisão da Justiça veio no dia 26 de fevereiro deste ano, após dois anos e quatro meses de união estável. Carlos Eduardo explica que a certidão representa uma "grande realização" trazida por meio de muita luta. Ele conta ainda que não haverá uma cerimônia formal no cartório, apenas a entrega da certidão.
 
Morando juntos desde 2005, o casal celebra, também nesta terça-feira (16), o dia em que se conheceram, há sete anos. Para comemorar eles irão oferecer uma recepção para amigos e familiares depois que buscarem a certidão de casamento.
 
Esse é o primeiro caso de casamento civil homoafetivo na capital mineira a se tornar público desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou a união homossexual à heterossexual, em maio de 2011. Em outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, autorizações semelhantes vêm sendo concedidas há um ano e meio.



Fonte: Site Sou BH