Congonhas (MG) – No sábado, 30 de maio, o Recivil participou de mais uma edição da Ação Global, desta vez realizada em Congonhas. A cidade recebeu o evento como parte das comemorações dos 30 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco.
O evento ocorreu no Centro Cultural Romaria e recebeu cerca de 20 mil pessoas que foram aproveitar os mais de 80 serviços oferecidos, sendo que a maior procura foi pela emissão de documentos.
População formou uma longa fila que teve início ainda durante a noite anterior ao evento
O cartório de registro civil de Congonhas esteve aberto durante todo o dia e priorizou a emissão de certidões das pessoas que necessitavam do documento para solicitar a identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor.
A maioria dos 193 pedidos de certidões feitos pela equipe de Projetos Sociais do Recivil foi de pessoas registradas no cartório de Congonhas. Segundo a oficiala da cidade, Elaine Maria Pereira, a serventia estava preparada para atender a população que foi para fila ainda durante a noite anterior. “Grande parte do nosso acervo já se encontra digitalizado, e disponibilizamos toda a nossa estrutura para atender quantas certidões forem necessárias”, informou.
A oficiala Elaine Maria Pereira (camisa branca) e a equipe do cartório de Congonhas trabalharam durante todo o dia para atender a população
Ainda de acordo com a oficiala, o cartório ajudou na divulgação da Ação Global e já vinha emitindo segundas vias de certidões no decorrer da semana para as pessoas que queriam garantir a emissão dos demais documentos durante o evento.
A coordenadora da Ação Global, Lina Ferreira, destacou a colaboração do Recivil. “Desde que fomos apresentados ao Sindicato estabelecemos essa parceria que permite um contato direto com os cartórios e assim possibilita que as certidões, mesmo sendo emitidas em outras cidades, cheguem até as pessoas que procuram o mutirão”.
Este foi o caso do senhor Albertino Fernandes de Castro, que esteve ao evento para pedir a segunda via da sua certidão de casamento. “Ouvi no rádio que iria ter o serviço gratuito e aproveitei, pois também é difícil ir até a cidade de Moeda onde me casei”, disse o aposentado, feliz por saber que o documento será entregue em seu endereço.
Senhor Albertino Fernandes de Castro ficou feliz ao saber que sua certidão de casamento iria chegar em sua residência
O Sindicato é um dos parceiros da ação Global, que é um programa do sistema SESI FIEMG em parceria com a Rede Globo e várias entidades, e visa oferecer serviços gratuitos à população. O evento aconteceu simultaneamente em outras 25 cidades mais o Distrito Federal.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil