(Belo Horizonte- MG) No último sábado (10/09) o Recivil realizou em Belo Horizonte um curso de aprimoramento em Usucapião Extrajudicial para os registradores civis das pessoas naturais com atribuições notariais filiados ao sindicato.
Evento contou com a participação de aproximadamente 60 registradores
As aulas da parte da manhã foram ministradas pela registradora de imóveis de São João da Ponte, Ana Caroline Ceolin, que também é professora acadêmica, em Belo Horizonte.
Ana Caroline falou sobre o conceito da usucapião, posse, detenção, requisitos, prazos, títulos e a importância do instituto no novo CPC.
Já as aulas da parte da tarde ficaram a cargo da registradora civil com atribuições notariais do Barreiro, Letícia Franco Maculan.
Inicialmente, Letícia fez uma abordagem sobre as novidades das notas e dos registros, como as últimas leis e provimentos que entraram em vigor de 2015 para cá.
As aulas foram ministradas pela registradora civil, Letícia Franco Maculan, e pela registradora de imóveis, Ana Caroline Ceolin
Na sequência, a registradora falou sobre o tema Ata Notarial, que em suas palavras é um instituto que tem tido sucesso de “público e crítica”, graças à forma com que foi apresentado no novo CPC.
Letícia falou sobre os tipos de ata, forma de lavratura, cobrança, e principalmente sobre as peculiaridades da ata notarial destinada à usucapião extrajudicial.
Aproximadamente 60 pessoas compareceram ao curso que teve a duração de quase 9 horas.
O curso, que foi gravado na íntegra e está sendo editado, será oportunamente publicado na versão online para os registradores civis das pessoas naturais de Minas Gerais através da área de acesso restrito do site.
O curso será publicado na versão online para os registradores civis de Minas Gerais
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Renata Dantas)