Nesta quinta-feira (31.03), foi realizada na sede do Recivil a Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato, convocada por meio de edital para a discussão sobre a representação do Recivil na Comissão Gestora.
Vinte e três registradores civis participaram do evento. Antes da segunda chamada para dar início a Assembleia, o presidente do Recivil, Paulo Risso, falou sobre as conquistas do Sindicato e do registro civil, como a alteração da Lei 15.424/04, que garantiu mais dignidade aos registradores civis.
Ele também ressaltou as discussões que o Recivil tem feito para implantação das unidades interligadas de registro civil nas maternidades, de forma que favoreça o cartório de residência dos pais. “A nossa ideia de que o processo para registro da criança na maternidade seja feito via Intranet, ou seja, através da interligação dos cartórios com a maternidade. Desta forma, mesmo a criança nascendo em uma cidade, o registro poderá ser feito na cidade de residência dos pais”, explicou.
Vinte e três registradores civis participaram da Assembleia para a discussão sobre a representação do Recivil na Comissão Gestora
Paulo Risso ainda convidou os registradores a participarem do I Seminário das Unidades Interligadas de Registro Civil de Nascimento em Maternidades de MG, que será realizado no dia 12 de abril, no salão do Ministério Público Estadual, em Belo Horizonte.
Às 14h30, em segunda chamada, teve início a Assembleia. O presidente Paulo Risso colocou em discussão e deliberação a indicação dos membros do Recivil que representarão a Classe Registral na Comissão Gestora, a partir do mês de abril de 2011. Ele apresentou uma lista prévia, contendo nomes dos membros efetivos e suplentes da Comissão, bem como uma lista de eventuais suplentes a serem chamados a qualquer tempo, conforme a necessidade do Recivil.
A Assembleia aprovou a lista apresentada, composta pelos seguintes membros titulares: Adriana Patrício dos Santos, Célio Vieira Quintão, César Roberto Fabiano Gonçalves e Aroldo Fernandes, e como primeiros suplentes Marcello Versiani de Paula, Leidiane Alves Barbosa, Radegonda Carpegeani de Moura Gavião e Júlio César Ferreira.
Novos membros da Comissão Gestora pelo Recivil posam para foto após o término da Assembleia Geral Extraordinária
A Assembleia também autorizou que a Diretoria do Recivil escolha um grupo de suplentes eventuais, formados por doze registradores civis, os quais poderão ser chamados a qualquer momento para comporem a Comissão Gestora.
A Serjus/Anoreg-MG enviou uma carta com a indicação de seus representantes para compor a Comissão Gestora. Como membro efetivo da Serjus foi indicado Ari Álvares Pires Neto e como membro suplente Vanuza de Cássia Arruda. Como membro efetivo da Anoreg-MG foi indicado José Mário Pena Júnior e como membro suplente Sérgio de Freitas Barbosa.