“Nosso objetivo é conhecer a realidade dos cartórios distritais que requerem mais atenção”, explica Genilson Gomes
A realidade dos cartórios distritais, com estruturas menores, nem sempre se assemelha à realidade subentendida e comparada aos cartórios com estruturas mais consolidadas. Entendendo esse fato e buscando atender e sanar tais necessidades, o presidente do Recivil, Genilson Gomes, visitou entre os dias 27, 28 e 29 de abril nove cartórios distritais da região do Vale do Rio Doce.
Para realizar as visitas, o presidente do sindicato foi guiado pela diretora regional do Recivil e oficiala de Registro Civil do 3º Subdistrito de Governador Valadares, Gisele Sá Peixoto, além no 2° vice-presidente do sindicato, Alexandre Barbosa Barreto.
Entre os distritos, foram visitados: Itambacuri, Campanário, Frei Inocêncio, Baguari, São Sebastião do Baixio, Periquito, Governador Valadares, Alpercata e Engenho Caldas. Na ocasião, os oficiais dos cartórios visitados puderam explanar suas necessidades e peculiaridades.
Além de esclarecer as dúvidas rotineiras apontadas pelos registradores, Genilson apresentou aos oficiais os benefícios oferecidos pelo Recivil, ainda desconhecido por alguns cartórios, tais como: site gratuito, backup em nuvem, parceria com empresa que oferta máquina de cartão de crédito e débito, mudanças do Recompe e no repasse do fundo a essas serventias, entre outros projetos e convênios do sindicato que puderam ser conferidos no material do balanço de gestão, entregue durante a visita. Confira os balanços da gestão clicando aqui.
A oficiala de Registro Civil e Notas de Baguari, Solange Maria da Silva, falou sobre a visita recebida. “Para nós, oficiais de distritos que temos a renda mínima, foi de grande importância o apoio do Recivil com o repasse do fundo, isso nos ajuda a resgatar a autoestima quanto profissional”.
Sobre a visita, Solange reforça.
Para Crisangela Drumond de Barros Alexandre, oficial de Registro Civil e Notas de São Sebastião do Baixio, a visita do presidente foi essencial. “O Genilson ter vindo conhecer a realidade dos cartórios foi ótimo, demonstra o interesse em querer conhecer, de perto, a realidade dos cartórios menores. Além disso, o Recivil tem dado mais acessibilidade e informação aos oficiais de registro civil através de cursos, atendimentos, recursos financeiros, entre outros”, afirma.
“As visitas aos cartórios distritais é uma excelente iniciativa por parte do Recivil. Estou na serventia há 12 anos e nunca havia tido esse contato direto com o presidente, a não ser através de congressos, mas mesmo assim de forma superficial”, assim inicia sua fala o oficial de Registro Civil e Notas de Periquito, Renato Guerhart Lukschal Lomeu.
Renato reforça ainda que o sindicato teve um grande avanço nos atendimentos, na forma de tratar os oficiais, entre outras mudanças relevantes. “Só tenho que parabenizar a nova gestão do Recivil pela atenção que tem dedicado aos cartórios. Se tem algum parceiro que as serventias têm é o Recivil”.
Confira a seguir as fotos das visitas aos cartórios da região do Vale do Rio Doce.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil