Concurso para ingresso nas atividades notariais e de registro reúne 2 mil no Paraná

O Tribunal de Justiça do Paraná divulgou o cronograma para a segunda fase do concurso público para o ingresso na atividade notarial e de registro. Devido ao grande número de recursos interpostos ao gabarito provisório da prova preambular, a relação dos candidatos aprovados na primeira fase (cujas provas foram realizadas no mês de outubro) deverá ser divulgada no dia 17 de dezembro. As provas da segunda fase serão realizadas a partir do dia 20 de janeiro de 2008, após o recesso de fim de ano da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas.

Este é o maior concurso público já realizado no Estado para o ingresso na atividade, reunindo cerca de 2 mil candidatos para o preenchimento de cerca de 100 vagas em serventias de diversas regiões do Paraná. A realização do concurso público conta com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), num exemplo de transparência para o segmento. De acordo com o presidente em exercício da Anoreg-PR, Álvaro de Quadros Neto, “o concurso reforça a filosofia de transparência, moralidade, segurança e qualidade do serviço prestado à população. Para os notários e registradores do Paraná, é mais um passo para garantir a credibilidade e confiabilidade dos serviços notariais e registrais no Estado”.

O Paraná é o primeiro Estado do Brasil a aderir à recente Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determina a realização de concursos públicos para o ingresso na atividade notarial e de registro. A realização do concurso é uma exigência constitucional para o ingresso na atividade em todo o Brasil.

 

Fonte: Paraná Online