Curso do Cartosoft inicia temporada de 2011

Após o sucesso dos cursos de Cartosoft e Informática em 2010, que atenderam 17 cidades e contemplaram cerca de 600 pessoas, novas regiões serão beneficiadas este ano. A temporada 2011 já começou. A primeira cidade a receber o curso oferecido pelo Recivil foi Varginha, na região sul de Minas Gerais, nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Durante os dois dias do curso, os 35 participantes acompanharam as explicações do analista de desenvolvimento de TI, Deivid Almeida, sobre as funções do Cartosoft. Ele também ressaltou o novo formulário de Informação de Óbito divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais que será fornecido aos cartórios de Registro Civil em substituição à Ficha Individual de Óbito. Desde o dia 1° de março somente estão sendo aceitas as comunicações que estiverem de acordo com o novo modelo. O Cartosoft já foi alterado para cumprir as exigências, como explicou o instrutor do curso.

Alunos acompanham atentamente as orientações do instrutor Deivid Almeida

A vantagem da Intranet (sistema que permite o envio das comunicações entre os cartórios do estado) foi outro assunto apresentado durante o curso pelo técnico em informática, Carlos Rafael Medeiros.

Já o supervisor geral de TI, Jader Pedrosa, falou sobre outras novidades, como os novos papéis de segurança que estão sendo distribuídos pela Casa da Moeda. Jader apresentou algumas mudanças do novo papel e o processo para realizar o pedido, por meio do programa Certuni, disponibilizado pela Casa da Moeda.

O Provimento 13 do Conselho Nacional de Justiça, que regulamenta o registro de nascimento nos estabelecimentos de saúde que realizam partos, também foi outro assunto discutido com os alunos durante o curso de Cartosoft e Informática.

Evento em varginha iniciou a temporada 2011 do curso de Cartosoft e Informática

“Desde o ano passado o Recivil tem participado de diversas reuniões com representantes dos cartórios de Belo Horizonte, das maternidades, dos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde e de diversos outros órgãos para discutir a melhor forma de implantação do Provimento de forma que os cartórios possam participar seguindo a legislação”, disse Jader.

O Curso de Cartosoft e Informática visa, além de fortalecer a classe, proporcionar as novidades tecnológicas desenvolvidas pelo Recivil e disponibilizadas a todos os cartórios de registro civil do Estado. A próxima edição do curso está programada para os dias 19 e 20 de março na cidade de Montes Claros. As inscrições já estão encerradas.