(Belo Horizonte-MG) Na tarde de ontem (02/09) o Recivil publicou em seu site o recém-lançado Provimento nº256/2013 da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais, que instituiu a Central de Informações de Registro Civil, CRC-MG.
De acordo com o Provimento, a Central de Informações de Registro Civil do Estado de Minas Gerais foi criada para armazenar, concentrar e disponibilizar todas as informações sobre os atos lavrados nos cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado.
A Central é constituída por todos os oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado, que fornecerão, até o dia 10 do mês subsequente ao da lavratura do registro, os dados referentes aos nascimentos, casamentos, óbitos, natimortos e demais atos relativos ao estado civil lavrados nos livros A, B, B-Auxiliar, C , C- Auxilair e E.
De acordo com o Departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, o sistema está passando pelos últimos ajustes e deve entrar no ar nos próximos dias. No entanto, segundo o supervisor do departamento, Ricardo Mendes, o sistema será de apenas envio de dados, ou seja, o registrador enviará um arquivo de dados para a CRC através dele. O trabalho maior é o de digitação desses dados para a geração do arquivo, o que deve ser feito dentro do programa utilizado pelos cartórios, seja ele o Cartosoft ou outro.
“Cada serventia deverá gerar o seu arquivo e enviar ao sistema. A CRC está sendo montada para interagir com o Cartosoft e também com os outros programas. Desta forma, o Cartosoft ou outro programa gerará um arquivo que será enviado a CRC-MG”, explicou Ricardo.
Assim que o sistema estiver no ar, a equipe de Help Desk do Cartosoft atenderá as dúvidas dos oficiais, principalmente no envio do primeiro malote.
Quanto aos prazos estipulados para o envio dos registros antigos, a diretoria do Recivil está estudando como fazer para melhora-los.
O Departamento de Tecnologia da Informação do Recivil está trabalhando para atender as necessidades dos registradores o mais rapidamente possível. Todas as novidades referentes ao andamento do programa serão postadas no site do Recivil para a informação e atualização dos registradores.