Encerramento do Encontro dos Registradores Civis de Minas Gerais é marcado por palestra sobre LGPD e Novas Formas de Amar

Informação e descontração foram o foco das duas últimas palestras que encerraram o Encontro dos Registradores Civis de Minas Gerais, realizado pelo Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), na noite deste sábado (03/12), no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte.

Após dois dias de grandes discussões acadêmicas, com especialistas de altíssimo nível, sobre temas que permeiam o registro civil, o advogado e encarregado de LGPD do Recivil, Alberto Mendes, palestrou sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos cartórios de RCPN.

Alberto apresentou o passo a passo dos requisitos que devem ser seguidos para segurança, principalmente dos dados sensíveis, e os cuidados com consentimento e tratamento de informações. Para isso, o assessor jurídico do Recivil lembrou aos presentes que o Sindicato disponibiliza formulários para a adequação ao Provimento 134/22 do CNJ.

“Quero enfatizar a importância das adequações das normas exigidas pelo CNJ, qualificação dos oficiais e a oportunidade de encontrá-los pessoalmente e interagir como os mesmos”, afirmou.

No intervalo entre as palestras, os patrocinadores do evento ofereceram brindes que foram sorteados entre os participantes pela cerimonialista, em tom descontraído, aproveitando o clima da Copa do Mundo.

Em seguida, a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins discutiu as novas formas de amar. Regina é escritora e já publicou 14 obras focando nas relações amorosas. Estudiosa sobre o tema ela inclusive já fez participações no programa “Amor e Sexo” da TV Globo.

“O amor é uma construção social ao longo da história. As novas formas de amar trazem relações com discussões e experiências muito novas. Existem várias formas de vivenciar uma relação amorosa, a gente aprende só uma”, refletiu.

Navarro conceituou sexo e gênero. “Enquanto sexo se refere às categorias do ponto de vista biológico, ou seja, algo relacionado com feminino e masculino, o gênero diz respeito aos papeis sociais relacionados com a mulher e o homem”, explicou.
Regina terminou a palestra sorteando um livro de sua autoria intitulado “Sexo na vitrine” para os participantes do evento.

Encerramento

Ao final da tarde, o presidente do Recivil, Genilson Gomes, agradeceu a presença de todos os presentes. Orgulhoso com o resultado das discussões, o representante do Sindicato convidou a todos os palestrantes, participantes e patrocinadores para tirarem a foto oficial do encontro e para a festa de encerramento que aconteceria a partir das 21h do mesmo dia.

Confira os registros:

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil