Relevantes temas da atualidade estarão em debate no VII Congresso Brasileiro de Direito de Família, que vai acontecer de 28 a 31 de outubro, no Centro de Convenções Minascentro, em Belo Horizonte. Durante quatro dias, operadores do Direito de todo o país vão dialogar, a partir de diferentes perspectivas, sobre diversos conceitos relacionados ao eixo central do evento: Família e Responsabilidade.
A abertura do VII Congresso será na quarta, 28/10, às 19h30, com a conferência “Família e Responsabilidade”, a ser proferida pelo psicanalista e psiquiatra Jorge Forbes. Forbes é um dos principais introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, de quem foi aluno. Dirige as pesquisas clínicas da Psicanálise com a Genética, no Centro de Estudos do Genoma Humano da USP.
Na quinta, 29/10, e na sexta, 30/10, o Congresso começa com palestras sobre temas candentes do Direito de Família contemporâneo: as dimensões da responsabilidade, vulnerabilidades, morosidade na prestação jurisdicional, direito patrimonial do casamento, contratos de gerações de filhos, Síndrome da Alienação Parental, entre outros. Na seqüência, será a vez das Práticas Inovadoras, importante espaço de trocas de ideias sobre projetos bem-sucedidos em curso no país.
Dando continuidade à intensa programação, expositores de diferentes regiões do país vão se reunir nas Salas de Discussão, a fim de traçar perspectivas para desafios atuais do Direito de Família, e vão apresentar trabalhos científicos, que trazem para o VII Congresso o conhecimento que está sendo construído nas universidades.
Outros temas instigantes também estarão em foco durante o VII Congresso: divórcio direto, reprodução assistida, Direito de Família e religião, morte digna, convenções internacionais sobre seqüestro interparental, violência doméstica, guarda compartilhada, e outros.
Durante o evento, haverá também reuniões profissionais, atividades culturais, confraternizações, exibição de filme, lançamento e sessão de autógrafos de publicações recentes sobre Direito de Família.
Mini-cursos sobre sucessão do cônjuge e do convivente, escrituras públicas, mediação e conciliação, direito homoafetivo acontecem no sábado, 31/10. Para reunir as conclusões das atividades, as críticas, desafios e sugestões para o Congresso, haverá um painel ao fim da manhã.
Famílias Simultâneas é o tema da grande conferência de encerramento com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito. Os debates a serem travados no VII Congresso certamente trarão ao Direito de Família brasileiro, cenários e perspectivas de um novo tempo.
Para se inscrever basta clicar aqui.
Acesse a programação completa clicando aqui.
Clique aqui e obtenha maiores informações sobre o VII Congresso do IBDFAM.
Fonte: IBDFAM