Januária encerra a série de cursos do Cartosoft em 2010

Januária (MG) – As águas do rio São Francisco formam praias fluviais temporárias e belas cachoeiras. A cachaça é destaque no cenário mundial e o artesanato da região é passado de geração em geração como forma de sobrevivência. Neste ambiente é que foi realizado a última edição do Curso de Cartosoft de Informática em 2010.

Alunos acompanham atentamente as orientações sobre as funcionalidades do Cartosoft

O município de Januária, na região norte de Minas Gerais, foi contemplado com o curso após a solicitação da diretora regional e Oficiala do Cartório de Registro Civil da cidade, Ignez Consuelo Generoso Lisboa e Alves. 

“Temos sempre é que nos informar e ter mais conhecimento. Vamos chegar a um ponto, principalmente quando a Intranet foi homologada, que será essencial ter o Cartosoft”, disse a Oficiala sobre o que a motivou a solicitar o curso para sua região. Segundo ela, o sistema também facilita em muito o serviço diário das serventias e tem evoluído bastante. 

Sobre todas essas novidades e funcionalidades do Cartosoft é que o analista de desenvolvimento do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Deivid Almeida, conduziu as aulas que aconteceram nos dias 27 e 28 de novembro. Por meio de notebooks, os 41 alunos acompanharam na prática os procedimentos para realizar os atos de nascimento, casamento, óbito e atos de notas também, como averbações e reconhecimento de firma. O módulo “procuração” está em fase de teste e o módulo “escritura” em fase de desenvolvimento. 

Curso de Cartosoft e Informática em Januária foi o último de 2010

O curso ainda contou com o auxílio das atendentes de help desk do Cartosoft Eliane Carvalho e Kelly Maria Queiroz, que acompanharam os alunos na prática, e da advogada Mirian Rodrigues Amora, que prestou orientações jurídicas durante o curso. 

Para Eliane, o curso foi importante para os Oficiais tirarem as dúvidas sobre o sistema. “Achei o curso bastante proveitoso, pois ao contrário das oficinas dos congressos o tempo de duração foi muito maior, podendo assim os Oficiais tirarem todas as suas dúvidas”, comentou a atendente referindo-se às oficinas sobre o Cartosoft, com duração de uma hora, que ocorrem, desde 2008, nos Congresso Estaduais promovidos pelo Recivil. 

Além dos cursos, os Oficiais e funcionários dos cartórios que utilizam ou têm interesse em utilizar o Cartosoft podem tirar dúvidas por meio do Chat. Para acessá-lo é preciso entrar no site do Cartosoft (www.cartosoft.com.br) e clicar no item “Suporte online Cartosoft”, que está localizado na parte superior da página. Em seguida abrirá uma janela, onde o Oficial deverá inserir alguns dados, e, posteriormente, já poderá iniciar a conversa com uma das atendentes. 

Ao final do curso, a diretora regional Ignez Consuelo entregou os certificados de participação aos alunos. Para 2011, a previsão é que o primeiro curso aconteça na segunda quinzena de janeiro.   

A Oficiala Ignez Consuelo Generoso Lisboa e Alves (centro) posa ao lado de Oficiais da região que participaram do curso