Notários criam programa para melhorar serviços no Paraná

A Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR) lançou em Maringá uma ferramenta desenvolvida para aperfeiçoar os serviços nos cartórios de todo o Estado. O “Anoreg.Com.Você”, deve oferecer melhorias nos serviços do ramo, por meio de treinamentos para orientação e atendimento ao público. O programa foi elaborado para facilitar, também, a atualização de alguns cartorários do interior do Estado, que têm dificuldades de acesso às normas editadas pelo governo federal.

Loanda, Nova Aurora e Nova Esperança são as primeiras cidades a contar com o programa. A meta da Anoreg-PR é de que todas as comarcas do Estado sejam atendidas em até dois anos. “Foi uma escolha aleatória entre pequenas comarcas, com serviços de menor movimento”, explicou o segundo vice-presidente da Anoreg-PR, Álvaro de Quadros Neto. “O cartorário dos centros maiores têm maior disponibilidade de informações. Entre os cartórios pequenos, cerca de 270, às vezes não há como as informações chegarem a eles. Então disponibilizaremos softwares gratuitamente.”

No 29º Encontro Estadual de Trabalho Notarial e Registral em Maringá, realizado na semana passada, compareceram cerca de 300 titulares de cartórios, além de palestrantes, magistrados, promotores de justiça e representantes de classe de todo o Estado. No evento, foram debatidas idéias e críticas para aprimorar o serviço prestado ao cidadão. A programação das palestras incluiu temas como registro imobiliário e as mudanças nos procedimentos de separação, divórcio, inventários e partilhas. “É uma questão de qualificação, incentivando a modernização e a informatização das serventias”, afirmou Neto.

No o evento também foram criadas normas de procedimento para que a qualidade dos serviços possa ser padronizada. O encontro faz parte do plano de interiorização da Anoreg-PR, que a cada ano o realiza em um ponto diferente do Estado.

Os participantes ficaram satisfeitos com a qualidade do evento. “Foi muito proveitoso. Eu já participei de nove e, a cada ano que passa, melhora mais”, contou o cartorário Walter Barros Soares, de Capitão Leônidas Marques. Sueli Teixeira, de Maringá, afirmou que o encontro superou as expectativas: “Abre os horizontes com novas informações. Por exemplo: daqui a um ano, não teremos mais separações; vamos direto para o divórcio”, explicou.

 

Fonte: O Diário de Maringá – PR – Cidades – 04/09/2007