Quer saber quais serão os nomes que vão ganhar popularidade no Brasil ao longo do ano de 2018? O BabyCenter Brasil analisa as tendências para fazer previsões.
Bebês famosos: Melinda, Teodoro, Manuela
Já é tradição no Brasil que celebridades influenciem os nomes de bebê, não com seus próprios nomes, mas com o nome de seus filhos.
Em 2018, é provável que se tornem mais comuns os nomes Melinda, para meninas, e Teodoro, para meninos, não por coincidência o nome dos fofos filhos do casal igualmente fofo Michel Teló e Tatá Fersoza.
Melinda é um nome original que foi prontamente adotado no Brasil depois do nascimento da sorridente Melinda. Em 2017 o BabyCenter registrou 140 bebês chamados Melinda, e é bem provável que em 2018 o nome entre no ranking dos 100 nomes de menina mais usados.
Teodoro, o nome do caçula do casal, é uma alternativa ao super popular Théo, que em pouco tempo se transformou num dos dez nomes mais usados em bebês meninos no Brasil.
Manuela, o nome da filha da apresentadora Eliana — que passou boa parte da gravidez em repouso absoluto pela ameaça de parto prematuro –, também deve subir algumas posições e ficar entre os nomes de menina preferidos no Brasil.
Madalena é outro nome de filho de celebridade que pode "pegar" em 2018. Tem bom potencial: começa com "M", uma das iniciais preferidas para meninas, é bíblico e rima com Helena, o grande sucesso em nomes de menina na atualidade. Há duas pequenas Madalenas famosas: a filha da roqueira Pitty e a do casal Yanna Lavigne e Bruno Gissoni.
Na mesma onda, Otto, por ser um nome curtinho, internacional e que anda batizando filhos de famosos, pode subir e chegar ao ranking dos 100 mais usados.
Enrico, nome do filho da atriz Karina Bacchi, e dono de um popular perfil no Instagram, é outro que vai pegar.
Nomes italianos para meninos e meninas
Dentro da tendência de escolher nomes que funcionem em mais de uma língua, o idioma italiano parece estar ganhando preferência.
Para meninos, seguindo o sucesso de Lorenzo e Enzo, devem continuar subindo Pietro, Lucca e Enrico, além de Dante e Matteo.
Para meninas, Antonella vai continuar em alta, junto com Mirella. Também devem se tornar mais comuns os nomes Bella e Melina.
Nomes terminados em som "im" para meninos
Desde que foi escolhido para ser o nome do filho do meio do casal Angélica e Luciano Huck, Joaquim não para de crescer, e deve continuar se tornando mais popular, chegando aos dez nomes mais usados para meninos. Também no alto permanece Benjamin, que explodiu depois do nascimento do primeiro filho da modelo Gisele Bundchen.
Na mesma toada devem subir os nomes Martin, que combina com a moda de nomes internacionais, e Valentim, a versão masculina do amado Valentina, que ainda por cima é nome de anjo e de série infantil ("Os Valentins") e já começa a ser adotado por celebridades.
"Cansaço" de nomes populares
O ranking de nomes de bebê do BabyCenter deve registrar a queda de nomes que têm sido ultra sucessos nos últimos anos, como Enzo, Valentina, Davi e Sophia. Por outro lado, seguem ganhando muita força os nomes "modernos" Heitor, Cecília, Lorena e Samuel.
Copa do Mundo
Como a decisão do nome do bebê costuma ser tomada no começo da gravidez, ou no máximo quando se descobre o sexo (o que vem acontecendo cada vez mais cedo), eventuais efeitos da Copa do Mundo da Rússia devem ser mais sentidos em 2019, mas em 2018 provavelmente já vai ser possível encontrar alguns reflexos do evento.
Mesmo com a eliminação do Brasil nas quartas-de-final, a fama do nome do filho de Neymar parece ter consolidado de vez Davi Lucca, que em 2017 era o quinto nome duplo mais usado para meninos. A combinação caiu no gosto das famílias independentemente do desejo de homenagear o craque ou não.
O nome Lucca, sozinho, em suas diferentes grafias, também pode ganhar força com o sucesso do croata Luka Modric.
A Copa pode colocar no mapa o nome do francês Kylian Mbappé. Kylian é um nome internacional que tem a mesma pronúncia em português, e pode agradar famílias que estejam procurando nomes originais.
Como faz todos os anos, o BabyCenter Brasil divulga no final de 2018 o ranking dos nomes de bebê mais usados no ano, com base no cadastro informado pelos pais na plataforma BabyCenter, composta pelo site brasil.babycenter.com e pelo aplicativo grátis para Android e iOS.
Fonte: Site Babycenter